RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 18 de novembro de 2017

OLHO D'ÁGUA DO BORGES: ESGOTO A CÉU ABERTO É "HERANÇA MALDITA". MAS ESTÁ NA HORA DA PREFEITURA ACABAR COM ESSE DESCASO E FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO.

FOTO DO QUINTAL DE UMA MORADORA, POR ONDE CORRE O ESGOTO
Estivemos na cidade de Olho d'água do Borges, no Oeste potiguar, no dia 05 de outubro último e tivemos a angustiante visão de presenciar um líquido avermelhado escorrendo pela rua.
Isso chamou nossa atenção e procuramos verificar do que se tratava. eis, que para nossa surpresa, tal líquido vinha do esgoto a céu aberto que há enfrente ao estádio de futebol daquela cidade, exatamente na frente de residências onde crianças brincam ao seu redor e idosos estão constantemente nas calçadas, em conversas rotineiras.
Fotografamos e em seguida (no mesmo dia), repassamos por meio de whatsapp, para a prefeita do município, Maria Helena Leita Queiroga, tendo em vista que teríamos a solução para o problema, tomada de imediato. E foi exatamente isso que ouvimos da administradora olhodaguense. O que disse a prefeita no whatsapp: "Certo vamos as providências, obrigado por ter me avisado".
Ficou a certeza plena de que o sofrimento das pessoas que residem nas imediações deste esgoto a céu aberto, seria resolvido, tamanha confiabilidade que a gestora nos passou, com suas poucas palavras.
Porém, para nosso desapontamento, o problema perpetua-se. Novamente de passagem por Olho d'água do Borges, já em 14 de novembro passado, ou seja, faz 4 dias atrás, resolvi observar o então reparo e da mesma forma que questionei a prefeita Maria Helena, haveria eu de fotografar e postar neste espaço midiático. Mas a situação estava pior ainda. E, tomar conhecimento mais detalhado do problema foi a minha posição.
Segunda uma senhora idosa, moradora da residência exatamente onde há o tal esgoto a céu aberto, o problema é muito maior e assim fui convidado para adentrar a sua residência e levado ao quintal da casa.
Lá, constatei que é muito mais que um esgoto, é um verdadeiro córrego, que percorre uma longa distância, com aguá, fezes, sangue de um frigorífico e todos os dejetos que deveriam ser escoados por uma tubulação, abaixo do quintais de diversas moradias. Mas é exatamente o contrário. Não existe tubulação. O esgoto desce "ladeira à baixo", invadindo quintais de casas e mais casas, como se lá fosse o curso normal, sempre com seus detritos à mostra dos moradores.
Impressionante, que a lama, vamos ainda classificar, recorre como se um rio fosse, para desaguar na rua, onde o tal esgoto está escavacado e com pedras do calçamento arrancadas. É muito mais que esgoto a céu aberto. É um imenso sulco aberto na terra pelas águas que deveriam ser despejadas em canalização como se ver nas fotos.
Muito se gasta com saúde pública, devido a problema provenientes de doenças causadas por esgotos semelhantes a estes. 
A população não merece ter seus quintais invadimos por esgotos a céu aberto. Aliás, ninguém merece. estamos em plena vigência dos anos 2000. É inadmissível que de braços cruzados, os administradores municipais assistam a tudo como se normal fosse. Não o é.
O direito a saneamento básico foi reconhecido como direito do ser humano pela Organização das Nações Unidas. A resolução declara que “o direito a uma água potável, limpa e de qualidade e a instalações sanitárias é um direito humano, indispensável para gozar plenamente do direito à vida”. Porém, o alarmante número de 884 milhões de pessoas no mundo não têm acesso a água potável e mais de 2,6 bilhões não dispõem de instalações sanitárias adequadas.
O tratamento de esgoto têm sido deixado de lado por sucessivos governos, culminando que hoje, apenas 50,6% da população urbana brasileira têm acesso a rede de esgoto.
Que não caminhe a prefeitura de Olho d'água do Borges, para aumentar esse índice e respeite o direito da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.