RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 19 de julho de 2017

VENHA-VER: SECRETARIA DE AGRICULTURA E EMATER LEVANDO MAIOR CONHECIMENTO AOS AGRICULTORES DA BARRINHA.

No último domingo, a comunidade da Barrinha foi palco de uma grande e proveitosa reunião promovida pela secretaria de agricultura de Venha-Ver e a EMATER. Na ocasião, foi discutido inúmeros temas de total interesse da população daquela comunidade e localidades rurais vizinhas.
Um tema que chamou muita atenção, foi o uso irregular de agrotóxicos, que tem causado, além de produtos com alto grau de agrotóxicos, males aos agricultores de todo o país. Constantemente, temos visto notícias de intoxicações e outros problemas de saúde, gerados por esse veneno.
Como é sabido, o uso de irregular de agrotóxicos, em parte alimentado por produtos falsificados, sem registro e vendidos por empresas fantasmas, elevam o risco à saúde de trabalhadores rurais que têm contato com produtos químicos. Muitos homens e mulheres do campo, têm número de registro de intoxicação por agrotóxicos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação do governo federal.
Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que, para cada registro de intoxicação por agrotóxicos, outros 50 casos deixaram de ser verificados.
E é nesta temática, que a reunião na Comunidade da Barrinha, em venha-Ver, trouxe aos agricultores um mais conhecimento do assunto.
O presidente da Associação dos Produtores Rurais da Barrinha, José Paiva, disse da importância desta reunião: "A participação dos agricultores é fundamental para que possamos ter forças para requerer melhorias para a agricultura da nossa cidade. E aqui na Comunidade da Barrinha a participação é efetiva. E isso nos dar alicerce para lutar dias melhores", afirmou José Paiva.
O técnico da EMATER, Cícero Glauber, fez uma breve explanação deste evento: "Nosso papel junto ao Secretaria Especial da Agricultura Familiar, é divulgar junto aos associados, os programas e projetos dos governos federal, estadual e municipal, para que através do associativismo, estes possam organizarem-se melhor e assim ter uma maior participação destes programas. Quero aqui enaltecer o empenho, o trabalho sério e brilhante com que a secretaria de agricultura do município de venha-Ver, na figura do titular, Damião e do coordenador Ivan Conrado, que juntos divulgam plenamente em todo o município, as ações e assim propiciar um maior fortalecimento do homem do campo. Hoje, podemos trazer aos participantes, u alerta de grande valia, tendo em vista que abordamos o uso indiscriminado de agrotóxicos, que tanto prejudica não só a produção de produtos muitas vezes com índice elevado desta substância, como o risco que o agricultor corre, no manuseio indevido do agrotóxico. essa parceria secretária de agricultura de Venha-Ver e EMATER, proporciona aos agricultores, condições de um maior conhecimento técnico de cultura e como cuidar melhor tanto da produção, repito, como de uma forma mais saudável de lidar com a terra e seus derivados", disse o servidor da EMATER.
Cícero Gláuber também frisou os programas e projetos difundidos no município: "Está sendo feito a revitalização das associações comunitárias rurais e traçando um amplo diagnóstico desta associações. O programa Garantia Safra, Crédito Rural, Programa Segunda Água, que busca a construção de barragens subterrâneas, Emissão de Declaração a Aptidão ao PROFAN, Corte de Terras, Distribuição de sementes, Compra Direta e outros tantos, são alguns das ações que estamos difundindo no município de Venha-Ver. Isso tudo, graças a parceria da nossa secretaria, juntamente com a EMATER, tendo o apoio incondicional do prefeito Célio Pinicapau, que como disse Cícero Glauber, é agricultor e sabe do que se faz preciso para que tenhamos um melhor meio de trabalhar.
Outro ponto que necessário se faz citar, é o fato de Venha-Ver hoje ser agraciado com um prefeito que é filho de agricultor, é agricultor e que conhece como todos os demais homens do campo, as dificuldades e a necessidades da classe. E, Célio Pinicapau tem feito o que é possível para nos dar condições de repassar nossos ensinamentos aos agricultores do município. Isso é muito gratificante e de elevado valor para os agricultores", concluiu Cícero Glauber.
O secretário de agricultura de venha-Ver, Damião Leite, disse da importância desta parceria e dos rumos que a agricultura de Venha-Ver tem seguido: "Encontramos uma verdadeira bagunça na secretaria de agricultura. E, estamos colocando tudo em seu devido lugar, para buscar a organização que se faz necessário. O que posso assegurar é que todas as nossas ações t~em como objetivo conceder a serventia da secretaria aos agricultores como um todo. O corte de terras é algo que tivemos uma grande cobertura, nos quatro cantos do município, sem distinção, servindo a todos. A vacinação contra a febre aftosa, é outro ponto de elevado êxito nestes seis meses de gestão. E uma atitude louvável e digna, foi a doação desta vacina aos criadores do município, pela prefeitura de Venha-Ver. Inteiramente gratuita. Uma demonstração de que a forma igualitária de governar está sendo implantada no município. A concessão direta junto ao Banco do Nordeste, do Credamigo, que este ano já ultrapassou os R$ 300.00,00 (trezentos mil reais), aos agricultores que difundem a agricultura familiar de Venha-Ver.
Estamos visitando todas as comunidades rurais, com o objetivo de fortalecer as diretorias destas associações, para que seja implantado a agricultura familiar de forma mais ampla, para que o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos, da CONAB. O Compra Direta do governo do estado está sendo articulado. Temos hoje R$ 18.000,00 (dezoito mil reais), empenhados para os nossos agricultores receberem. Além do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, junto aos educandários do município, onde os agricultores produzem e o município compra para destinar as escolas.

Fotos: Ivan Conrado
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.