RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

JUSTIÇA PROÍBE NADADORES AMERICANOS DE DEIXAREM O PAÍS.

Ryan Lochte e James Feigen deram versões contraditórias sobre um suposto assalto que teriam sofrido.

A juíza Keyla Blanc, do Juizado Especial do Torcedor e Grandes Eventos, proibiu que os nadadores americanos Ryan Lochte e James Feigen deixem o país. No entanto, ao buscar informações no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Galeão, a Polícia Federal soube que Ryan Lochte deixara o país na segunda-feira. Os atletas deram versões contraditórias sobre um suposto assalto que teriam sofrido junto com os nadadores Gunnar Bentz e Jack Conger após deixarem a Casa França, na Sociedade Hípica, na Lagoa, na madrugada do último domingo. Segundo o blog de Lauro Jardim, a Polícia Civil investiga se os atletas inventaram o assalto.
Segundo o bolg, alguns pontos do caso têm causado estranheza aos investigadores: os tais assaltantes não terem roubado as carteiras nem as credenciais do grupo; a súbita amnésia alcoólica que se abateu sobre os quatro e o sumiço do taxista que, segundo eles, conduzia o carro.
BUSCA E APREENSÃO NA VILA
Após decisão judicial, a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) pediu ao Juizado do Torcedor e Grandes Eventos um mandado de busca e apreensão no apartamento usado pelos nadadores, na Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, antes que alguma prova desaparecesse. Como havia informação de que Lochte já havia deixado o Brasil, o objetivo principal era recolher o aparelho celular de Jimmy Feiger, com o objetivo de rastrear os locais onde o grupo esteve na madrugada em que teria sofrido o assalto.
Nesta quarta-feira, agentes da Polícia Civil foram ao prédio da delegação americana na Vila Olímpica e conversaram com o chefe de segurança do Comitê Olímpico do país. No entanto, nenhum dos atletas envolvidos no suposto assalto estava no local. Segundo chefe de segurança, um dos nadadores está hospedado em um hotel. Ele não sabia o paradeiro do outro.
Uma solicitação foi feita à organização do RIO-2016 para que repasse os dados do credenciamento dos atletas.
VERSÕES CONTRADITÓRIAS
Pela versão de Lochte, o grupo estava num táxi quando foi parado por bandidos armados com falsas pistolas e distintivos da polícia. Já Feigen disse que o homem que rendeu o taxista estava em um veículo branco, modelo antigo.
VÍDEO MOSTRA TRANQUILIDADE
Outro motivo para a decisão da magistrada foi o vídeo divulgado pelo jornal britânico “Daily Mail” mostrando os atletas na chegado à Vila dos Atletas. O circuito de segurança mostra Ryan Lochte, Jimmy Feigan, Gunnar Beinz e Jack Conger colocando pertences em um detector de metais. Os dois primeiros relataram a investigadores da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat) que chegaram ao local por volta das 4h. No entanto, a cena foi registrada pouco antes das 7h.
As cenas do vídeo obtido pelo jornal britânico revelam ainda que o grupo está tranquilo. Os nadadores colocam na bandeja seus celulares e credenciais e passam pelo detector de metais sem aparentarem estar bêbados. Lochte disse à polícia que estava tão alcoolizado que não tinha condições de saber nem a cor do táxi em que viajavam. As cenas o mostram até brincando e batendo com a credencial no companheiro de equipe Jimmy Feigan.

Fonte: Chico Otávio e Vera Araújo - O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.