RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 31 de maio de 2016

VENEZUELANOS COM DOENÇAS CRÔNICAS USAM MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS.

País sofre escassez de remédios de mais de 90%.

Gina Ramos, uma paciente venezuelana que sofre de transtorno autoimune, diabetes e cirrose, está sendo tratada com prednisona (um esteroide corticoide) de uso veterinário, por recomendação de uma médica do Hospital Dr. José María Vargas, em Caracas. O remédio é usado no tratamento de sintomas produzidos pela queda dos níveis de corticoides no organismo. Sem acesso ao produto — o país sofre escassez de remédios de mais de 90% — a médica de Gina optou por ministrar a versão do prednisona para cães com a dosagem adaptada. Segundo o jornal “El Nacional”, o caso de Gina não é isolado. Já o Hospital Raúl Leoni, no estado de Bolívar, há uma semana suspendeu transfusões de sangue por falta de material para o teste de sorologia, que permite detectar se o doador é portador de HIV, hepatite B e C, doença de chagas ou sífilis.
— A prednisona de cães já não está fazendo efeito, mas não consigo os medicamentos que me receitam para as doenças que tenho — disse Gina Ramos, segundo o “El Nacional”.
A médica María Yánes diz que o caso de Gina gera controvérsia, mas garante conhecer vários médicos que estão receitando medicamentos de uso veterinário para seus pacientes. Segundo ela, trata-se de uma “medicina de guerra” diante da crise. María Yánes acrescenta que os remédios veterinários não produzem os mesmos efeitos terapêuticos nos seres humanos, além de poderem gerar efeitos colaterais graves.
‘MEDICINA DE GUERRA’
Com relação ao prednisona, o veterinário Enrique López diz que a dosagem do medicamento não é igual em humanos e cães. A quantidade inadequada em seres humanos pode provocar efeitos tóxicos nos rins ou fígado. Mas ele diz que é possível utilizar o prednisona de uso veterinário em humanos, pois seu princípio químico é absorvido da mesma forma que nos cães.
Estas histórias retratam o drama da população, acossada pela maior inflação do mundo (180% em 2015), altos índices de violência, crise política e escassez generalizada de itens de primeira necessidade. O país também vive racionamento de energia elétrica e água, e o presidente Nicolás Maduro reduziu a jornada do funcionalismo público a apenas dois dias por semana para economizar energia, piorando a situação da população, que se vê sem atendimento jurídico e segurança, entre outros serviços básicos.
PUBLICIDADE
Ontem, a companhia aérea alemã Lufthansa anunciou que suspenderá por tempo indeterminado, a partir de junho, os voos para a Venezuela devido ao controle do câmbio feito pelo governo e à crise econômica do país. A população também sofre para fazer ligações telefônicas internacionais devido à disputa entre o governo e as teles em relação ao câmbio e às tarifas. A Coca-Cola Femsa, a engarrafadora mexicana da Coca-Cola no país, anunciou que está suspendendo sua produção de refrigerantes por falta de açúcar.
Na semana passada, manifestantes voltaram a ocupar as ruas em várias partes do país em protestos. Eles demandam o reabastecimento dos supermercados, cujas prateleiras estão praticamente vazias. Ontem, em mais um episódio da batalha sobre o referendo revocatório que a oposição quer convocar para retirar Maduro, o governo acusou a coligação Mesa da Unidade Democrática (MUD) de fraudar 40% das assinaturas colhidas e entregues ao Conselho Nacional Eleitoral.

Fonte: El Nacional/O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.