RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

TENENTE ANANIAS: TEM INÍCIO LIMPEZA DO AÇUDE MORORÓ.

Muitos imaginavam que não seria possível. Hoje, ver-se que a persistência falou mais alto. Teve início a limpeza por meio de máquinas e caminhões do Açude Mororó, cartão postal por muitos anos da cidade oestana de Tenente Ananias. Uma luta antes solitária do vereador Magal, que hoje ver os frutos da insistência de uma ideia que teve instante de incredulidade por parte de alguns.
Meses atrás, o vereador Magal, observando a escassez da água no município e o que poderia acontecer com a chegada do inverno, já que o leito do açude estava transformando-se em área de plantio de capim e outras gramíneas, notou-se que com a chegada das chuvas, pouco ou quase nada dessa água seria utilizado. O capim apodreceria a água e a seca e a escassez para os que dependem do açude Mororó permaneceria e ao invés de saciar a sede de muitos, tornaria-se em um local de proliferação de doenças.
O vereador e presidente do legislativo tenenteananiense teve a sensibilidade de arregaçar as mangas e partir para a luta. O primeiro embate seria o apoio de lideranças políticas em Natal. E o parlamentar conseguiu vencer o duelo e trouxe a promessa de empenho de políticos de maior envergadura no âmbito estadual. Dois deputados se prontificaram em ajudar o vereador Magal em obter a permissão do IDEMA - Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, para que os trabalhos tivessem início. E tudo contribuiu para que a ideia virasse realidade. Saiu do papel. Em comunhão com a prefeitura municipal e outros órgãos, a paisagem do Açude Mororó dar os primeiros passos para mudar. O cenário que tanto enalteceu o nome do município, volta a ser uma nova chance de reaparecer. Como disse um poeta pernambucano: "vamos salvar nosso irmão, que está de vela na mão, mas ainda não morreu".
E o nosso irmão, o velho e bom Mororó, que alimentou muitas famílias, tem que voltar a respirar e então ter condições que dele muitos tirem seu sustento. O primeiro passo, a limpeza, já é uma realidade. Depois, tenhamos fé que DEUS mandará chuva e então, repovoar o açude das espécies de peixes que o local comporta.
Ouvindo dois depoimentos, hoje, em poucas palavras, compreendi a importância do Açude Mororó. Vejam o que disse duas comerciantes que diretamente dependem do açude:
Parabenizo o vereador e amigo Magal, por ter tido a coragem e perseverança da iniciativa. Ninguém nada faz, se não tentar. muitos não tiveram a sensibilidade que ele teve. E isso, faz a diferença", disse Maria de Dorge, proprietária de um restaurante às margens do Mororó.
"Sem água, tudo fica difícil, sabemos. A atitude de Magal mostra que nunca estamos só. A população, não somente que mora ao redor do açude Mororó, como de toda nossa cidade, tem o dever de reconhecer este mérito", disse Dona Neta, proprietária de outro estabelecimento comercial às margens do açude.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.