RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

DIRETORIA DO HOSPITAL SEVERINO LOPES ENTRA COM UMA AÇÃO CONTRA A PREFEITURA DO NATAL.

Desde o mês passado, unidade de saúde suspendeu atendimentos de psiquiatria dos beneficiários do SUS. Atualmente, o Severino Lopes conta com 160 pacientes e alguns foram abandonados por familiares.

A diretoria do Hospital Severino Lopes vai acionar a Justiça contra a Prefeitura de Natal com a finalidade de garantir os recursos para o atendimento aos pacientes. A unidade junto com o Hospital João Machado são os únicos locais em Natal que recebem pessoas para tratamento mental.
De acordo com a assessoria do hospital, eles querem que a Prefeitura se responsabilize pelo tratamento dos pacientes. Servidores e familiares dos internados do hospital estiveram na manhã desta terça-feira (13) em frente ao palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura do Natal, para protestar pelo cancelamento dos repasses dos recursos provenientes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Desde o mês passado, a unidade de saúde suspendeu os atendimentos de psiquiatria dos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, o Severino Lopes conta com 160 pacientes e alguns foram abandonados por familiares.
Aqueles que moram em Natal tiveram alta. Os novos pacientes, por sua vez, estão sendo levados ao Hospital João Machado, que está já está atendendo acima da demanda. De acordo com Ailton Torres, preisidente da Associação dos Amigos e Familiares dos Doentes Mentais (AAFDM), eles desejam que a Prefeitura volte com os recursos, na qual a diária de cada interno custa 43,70 reais por paciente.
“Se a gente pagasse em um hospital privado, a internação custaria 300 reais por dia”, disse o presidente da associação.
Além da AAFDM, o protesto tem o apoio do Sindicatos dos Trabalhadores de Saúde (Sindsaúde) e dos Servidores Municipais de Natal (Sinsenat). Durante a manifestação foram recolhidas assinaturas das pessoas quê circulavam nas ruas. A intenção é entregar para o Prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) para que ele tome alguma providência.
“Devo muito ao hospital, eles trataram muito bem o meu falecido cunhado, que era doente. Por isso estou aqui hoje para ajudar o pessoal a ser recebido pelo Prefeito”, disse Maria Salete Sales, ex-presidente da AAFDM.
A pensionista Lindalva Sales, de 68 anos, tem dois filhos apresentando esquizofrenia e ela disse que tem medo deles receberam alta, pois eles são violentos e podem causar uma tragédia. “Eu não tenho condições de pagar um tratamento psiquiátrico em um hospital privado. Eu sei que eles são bem tratados e estão seguros lá”, justificou a pensionista.
Na última reunião do Hospital Severino Lopes com a Prefeitura do Natal, através da SMS, disse que vai estudar para garantir os recursos para o hospital psiquiátrico. Entretanto, a assessoria da unidade de saúde disse que a diretoria não tem como esperar e muito menos apresenta condições de manter os pacientes, uma vez qu já realizaram empréstimos bancários por conta disso.

PARA LER A MATÉRIA COMPLETA, CLIQUE AQUI

Fonte: Lara Paiva/http://portalnoar.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.