RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 14 de dezembro de 2014

MARCELINO VIEIRA: EM DISCURSO DE AGRADECIMENTO, VEREADORA VERÔNICA DIZ: NÃO SOU DEPENDENTE DE LÍDER "A" OU "B".

Mais uma grande surpresa deu-me em eleição de presidente de câmara de vereadores no Oeste potiguar. Desta vez, foi em Marcelino Vieira, onde a atual presidente, Verônica Rodrigues, foi reeleita para o biênio 2015/16 por 5 votos a 4.
Estamos em um ano onde iniciasse as conversações para o embate de 2016. Daqui a 18 dias, estaremos no ano pré-eleitoral e isso pode ter sido decisivo para que Verônica tenha tomado esta decisão.
Verônica, ferrenha defensora do bloco oposicionista, tendo inclusive sido um dos ícones da campanha de Babau em 2012, foi eleita com os votos da ala situacionista. Dias atrás, depois de um princípio de desavença com os vereadores babalistas que, segundo informações tinham como certa a eleição de César Paiva, com o apoio de Verônica Rodrigues para os próximos dois anos, a sessão foi encerrada.
Ontem, em sessão que ficará na história política vieirense, Verônica mantém o cargo de chefe do legislativo, vencendo o grupo ao qual integrava até semanas antes.
Em seu discurso de agradecimento, Verônica disse que não tem dependência política a nenhum líder, seja do bloco "A" ou "B". A presidente também disse que a prova cabal desta não dependência, é o fato de ter sido eleita para a presidência da Casa por duas vezes, conseguindo os votos dos dois lados, em cada disputa.
Conforme o discurso, Verônica Rodrigues disse que recebeu convite da ala governista e que observou 3 questões primordiais. Verônica frisou estes 3 fatores como sendo:
Amadurecer a ideia nela própria; Convencer a família e convencer a maioria dos seus eleitores.
Analisemos tais pontos:
* Partindo do princípio que Verônica Rodrigues obteve 634 votos em 2012, a vereadora deve ser conversado muito com seus eleitores... 
* Com relação a família, não deve ter sido muito difícil, já que sabemos, que o ex-vereador Tutuga, pai de Verônica, sempre nutriu certo respeito por Ferrari. E vice-versa. 
* Em se tratando de "amadurecimento dela própria", entendendo que quem analisa a política vieirense sem paixão, com a razão, ver que o cargo de vereadora para Verônica seria sem sentido em 2016. Ela quer muito mais. E não está incorreta em querer galgar degraus, sempre. É a lei da vida. Trabalha-se para isso. Também, pela ótica da imparcialidade, era visível que a presidente da câmara dificilmente teria uma vaga na majoritária. Na cabeça de chapa da oposição, é quase que impossível desbancar Babau. Faz tempo, quase unanimidade dentro do grupo. Para ser seu companheiro de chapa, surgiu com grande possibilidades de ser Arli Paiva, que já foi vice-prefeita do atual gestor, José Ferrari de Oliveira.
Na situação, a falta de nomes, é clara e nítida. O ex-prefeito Iramar, não se tem convicção plena se poderá candidatar-se. Para ser viável a candidatura da atual vice-prefeita Tâmisa, sua esposa, teria que ser feito um completo "check-up" político. Lhe falta popularidade para encabeçar uma majoritária. Mas, sendo esposa de Iramar, um dos maiores "arquitetos políticos" da terra da estátua que um dia poderá ser construída, tudo é possível. Até mesmo fazer do nome de Tâmisa, favorito. Dentre os vereadores, com o respeito necessário, um nome de quilate suficiente para o confronto, ocupando a ponta da chapa para 2016, ficaria mais difícil ainda. Não sei se o nome de um certo empresário que sonha em enveredar meus caminhos da política, seria aceitável...
Destarte, para que Verônica ocupe o espaço que creio, deseja, a situação está mais aberta, com menos obstáculos no tocante a nomes. Mas cá entre nós, faltando 000 dias para a eleição de 2016, vou cantar a pedra da vez, com esse panorama político atual em Marcelino Vieira: se nada de grande proporção, mudar, uma chapa situacionista, amplamente feminina está por vir.
Verônica disse em sua explanação, que não está aliada a nenhum grupo. Mas ficar entre os opositores, não terá nenhum clima. A Antártida seria mais cômodo do que este convívio. Não creio que haja homogeneização no curto prazo que nos separa de outubro de 2016. As cicatrizes são grandes.

Aguardemos...

Foto: http://www.draveronica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.