RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

2014 TERMINA COM MAIS DE MIL TURBINAS EÓLICAS EM OPERAÇÃO NO RN.

Rio Grande do Norte é o estado brasileiro com maior número de turbinas e deve iniciar 2015 quebrando a barreira de 2 GW de potência eólica instalada.

Uma notícia de peso para o setor eólico brasileiro e em especial para o estado do Rio Grande do Norte, que fecha o ano com a expressiva quantidade de mais de 1000 turbinas eólicas instaladas. Desde a última quarta-feira (24/12) foram liberados pela Aneel, para entraram em operação comercial, os parques eólicos de Renascença I a IV, Ventos de São Miguel e Carcará II. Cada um dos 4 parques Renascença e o parque Ventos de São Miguel é composto por 15 turbinas eólicas de 2 MW do fabricante dinamarquês Vestas, somando um total de 150 MW, de propriedade da Brookfield Energy Partners, localizados no município de Parazinho.
Além destas 75 turbinas eólicas, tivemos a entrada em operação das unidades 3, 6 e 9, que completaram a operação do parque eólico Carcará II, da Voltalia,que usa 10 máquinas Acciona AW300 de 3 MW, instaladas na cidade de Areia Branca. Após o acréscimo destas 78 turbinas e 159 MW, o estado do Rio Grande do Norte alcança a surpreendente quantidade de 1007 turbinas eólicas através de uma potência instalada de 1.734.997 MW e 65 parques eólicos em operação. É o primeiro estado brasileiro a quebrar a barreira de 1000 turbinas eólicas em operação, sendo também o primeiro estado a quebrar a barreira de 1 GW de potência eólica instalada, fato que ocorreu na metade de 2014.Além destes números, o RN deve começar o ano de 2015 quebrando a barreira de 2 GW de potência eólica instalada, após a conexão prevista de diversos parques à Subestação de João Câmara III, por meados dos meses de janeiro e fevereiro.

Fonte: http://www.cerne.org.br/, com dados da ANEEL


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.