RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 2 de agosto de 2014

SEM BIOMETRIA, 2,2 MILHÕES DE TÍTULOS DE ELEITOR SÃO CANCELADOS NO PAÍS.

Só em Niterói, 55 mil pessoas estão impedidas de votar em 2014.

Para as eleições deste ano, cerca de 2,28 milhões de eleitores não fizeram o cadastramento biométrico e tiveram o título cancelado. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essas pessoas não compareceram à Revisão do Eleitorado entre novembro de 2012 e abril deste ano, quando foram realizados processos para coleta de digitais nos 462 municípios do país onde o procedimento se tornou obrigatório.
Em algumas cidades, esse desfalque pode ser o responsável por uma queda expressiva do eleitorado. Niterói, por exemplo, poderia ter 55.285 pessoas a mais votando nessas eleições se esse contingente (20% do total do eleitorado) não tivesse deixado de fazer o cadastramento biométrico. Um total de 77.439 faltaram à Revisão de Eleitorado, mas alguns não tiveram o título cancelado porque, segundo o TRE, mudaram-se de cidade ou não apresentaram digitais coletáveis.
Niterói e Búzios foram os únicos municípios do Rio que fizeram o cadastramento biométrico. Mesmo tendo faltado ao período previsto para o procedimento, o eleitor do estado teve até 7 de maio para reativar o título junto à Justiça Eleitoral.
De acordo com Paulo César Salomão, presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-RJ, quem teve o título cancelado pode até tentar obter uma liminar para votar, mas a possibilidade é “bastante remota, a não ser que haja uma boa justificativa”:
— Não cabe o argumento (de que eleitores de outras cidades votam sem a biometria), porque esse processo foi regulamentado pelo TSE em 2011 e vem sendo feito em etapas, que foram informadas.

Fonte: Carina Bacelar/http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.