RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 3 de agosto de 2014

PROJETO TAMAR REGISTRA RECORDE DE NINHOS DE TARTARUGAS NO RN.

Foram registrados 956 ninhos, maior número desde o início do projeto, há 14 anos. Pesquisadores esperam o nascimento de cerca de 86 mil filhotes.

O Projeto Tamar/ICMBio registra e monitora cerca de 800 ninhos de tartarugas marinhas todos os anos no litoral sul do Rio Grande do Norte. No entanto, na temporada 2013/2014 foram identificados 956 ninhos, maior número desde o início do monitoramento, há 14 anos.
“Cerca de 86 mil filhotes devem nascer sob a nossa proteção”, adiantou João Carlos Thome, coordenador nacional do Centro Tamar.
O monitoramento é feito ao longo de 42 km de praias protegidas entre Natal e a divisa com a Paraíba. Os locais onde os registros acontecem são as praias da Barreira do Inferno (municípios de Natal/Parnamirim), Malembá (Senador Georgino Avelino), Pipa e Sibaúma (Tíbau do Sul), Barra do Cunhaú (Canguaretama) e Baía Formosa. Nestas regiões, o período reprodutivo difere de outras áreas de desova do litoral brasileiro, iniciando em novembro e com os últimos ninhos eclodindo nos meses de julho e agosto.
Apesar de todas as espécies de tartarugas marinhas já terem sido registradas desovando na região, cerca de 98% dos ninhos são da espécie tartaruga-de-pente, que está criticamente ameaçada de extinção no Brasil e no mundo. “Esse recorde de 956 ninhos demonstra que as praias do litoral sul Potiguar têm uma grande importância para a manutenção das tartarugas-de-pente no Brasil, apresentando a maior densidade de desovas para a espécie no Atlântico Sul”, afirmou Thome.
Estudos das tartarugas marinhas
Estudos envolvendo as tartarugas marinhas são complexos por se tratar de espécies migratórias, com ciclo de vida longo e alternância de fases, entre terrestres e marinhas. Assim, aprendizados de longo prazo são fundamentais para a permanente avaliação das estratégias de pesquisa e conservação da população de tartarugas na região.
“Atualmente, temos que levar em conta novos desafios, como mudanças climáticas, doenças, pesca comercial, ocupação do litoral e a poluição dos mares”, afirma Thome.
A proteção da população de tartarugas-de-pente conta com apoio do Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI/Aeronáutica) e Santuário Ecológico de Pipa (SEP), que permitem a consolidação das atividades do Projeto Tamar no litoral do Rio Grande do Norte.
Sobre o Tamar
O Projeto Tamar-ICMBio foi criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), que mais tarde se transformou no Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama). Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho socioambiental.
Pesquisa, conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção, é a principal missão do Tamar, que protege cerca de 1.100km de praias, através de 19 bases de pesquisa e conservação e 11 Centros de Visitantes localizados em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso desses animais, no litoral e ilhas oceânicas, em nove estados brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.