RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

PLANALTO DIZ SER "TECNICAMENTE IMPOSSÍVEL" IDENTIFICAR QUEM ALTEROU PERFIS DE JORNALISTAS.

O GLOBO mostra que houve mudança em textos dos perfis de Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg em enciclopédia virtual.

A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) condenou, nesta sexta-feira, o uso de equipamento do Palácio do Planalto para modificar os perfis do Wikipédia dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg. Na nota, a Secom diz, no entanto, ser "tecnicamente impossível identificar os responsáveis pelas modificações nos perfis dos jornalistas". Matéria publica pelo GLOBO mostra que os perfis dos dois jornalistas foram alterados a partir da rede de internet do Planalto.
Segundo a Secom, "a liberdade de expressão na internet é um direito de todos. Mas é absolutamente condenável a utilização de equipamentos públicos com o intuito de atacar a imagem de qualquer cidadão". Diz a Secom, depois de consulta à Secretaria de Administração da Presidência, que não é possível identificar os responsáveis, porque "os conteúdos da rede de internet de computadores do Palácio do Planalto, até julho deste ano, eram arquivados por no máximo seis meses", e as mudanças nos perfis foram feitas em maio de 2013.
A nota diz ainda ser possível acessar a rede do Planalto por wifi. "Ou seja, qualquer pessoa, mesmo que estivesse em visita ao Palácio do Planalto, poderia, em tese, ter realizado as alterações", afirma a nota. Porém o acesso à rede do Planalto é precedido de alterações no equipamento e de senha.
Também nesta sexta-feira, o ministro ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou, em um evento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que as alterações nos perfis são ‘abomináveis’.
— Não seria nossa vontade em fazer qualquer atitude dessa. O IP do Planalto é usado por muita gente, vamos fazer uma investigação para localizar de qual máquina partiu essa bobagem. Esse tipo de ação é abominável. Faremos de tudo para punir duramente. Isso não é aceitável em uma democracia — afirmou o ministro ao G1.
Leia a íntegra da nota do Planalto:
"É lamentável que o endereço IP do Palácio do Planalto tenha sido usado para modificar os perfis do Wikipédia dos jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg.
A liberdade de expressão na internet é um direito de todos. Mas é absolutamente condenável a utilização de equipamentos públicos com o intuito de atacar a imagem de qualquer cidadão.
Após consulta à Secretaria de Administração da Presidência, constatou-se que é tecnicamente impossível identificar os responsáveis pelas modificações nos perfis dos jornalistas. Isso porque os conteúdos da rede de internet de computadores do Palácio do Planalto, até julho deste ano, eram arquivados por no máximo seis meses. As alterações nos perfis dos jornalistas, citadas pela reportagem de O Globo, foram feitas em maio de 2013. Diante disso, não é possível identificar as máquinas utilizadas para estas alterações.
Informamos que, desde julho deste ano, um novo software foi instalado e triplicou a memória do servidor do Palácio do Planalto, o que permite arquivar por mais tempo todas as operações dos mais de 3,7 mil computadores vinculados à Presidência.
Outro dado técnico que dificulta a identificação de quem fez as modificações na Wikipédia é o fato de elas terem sido realizadas por um número de rede de internet do Palácio que também funciona para a rede wifi. Ou seja, qualquer pessoa, mesmo que estivesse em visita ao Palácio do Planalto, poderia, em tese, ter realizado as alterações.
Ressaltamos que este governo sempre se pautou por uma relação respeitosa com a imprensa. A liberdade de imprensa é um dos pilares da nossa democracia."

Fonte: Luíza Damé/http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.