RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 31 de agosto de 2014

AMERICANO CONCORRE A CARGO DE DEPUTADO ESTADUAL PELO PDT DO RIO GRANDE DO NORTE.

Charles de Macedo Phelan é norte-americano nascido em Nova Iorque, mas tem dupla nacionalidade, por ser filho de uma brasileira.
Ele é a primeira pessoa nascida em solo estrangeiro a tentar um mandato eletivo no Rio Grande do Norte. E por que esse cuidado em não classificá-lo como um estrangeiro no sentido literal do termo? O próprio candidato explica: "Se olharmos por esse ângulo, sou o primeiro candidato natural de outro país a buscar um pleito político no RN. É preciso esclarecer que tenho dupla cidadania, brasileira e americana, portanto, sou brasileiro nato".
Advogado pós-graduado e professor com atuação em Natal, Phelan é candidato a deputado estadual pelo PDT.
Fora o sobrenome Phelan, nada indica que ele seja uma pessoa nascida em outro país. O sotaque é de um legítimo potiguar e olhe que ele se mudou para o Rio Grande do Norte já adolescente. "Vim ao Brasil visitar minha mãe há 16 anos, gostei e fiquei. Minha relação com o Brasil e o RN é de cidadão como qualquer outro, embora tenha passado metade da minha vida entre os dois países. Além de uma relação de amor com nosso Estado, tenho um profundo sentimento de preocupação de como as coisas andam. Há um descontrole inaceitável da gestão pública e seus setores mais significativos", relatou.
O candidato compara os sistemas políticos do Brasil e dos EUA. "Os sistemas políticos dos dois países são distintos no sentido da autonomia de cada ente estadual. No plano nacional é similar, tendo o mesmo sistema bicameral: Senado e Câmara dos Deputados (este último chamado de House of Representatives)", frisou.
Questionado se traria algumas ideias da política estadunidense ao Brasil, Phelan ponderou que existem diferenças culturais. "Difícil instilar formatos específicos de política noutra cultura. Mas tenho ideias diferentes a serem planejadas como projetos de lei dentro da competência legislativa estadual se tiver o privilégio de representar a população do RN", explicou.
O candidato citou algumas propostas que pretende sugerir ao eleitorado. A lista conta com a criação do primeiro Juizado Especial Cível da Saúde do RN ", para ajudar todos aqueles que se deparem com a negativa de serviços por planos de saúde bem como aos que se virem largados nos corredores de hospitais sem dinheiro para contratar um advogado".
Ele também citou a criação de um Órgão de Controle Externo das Polícias do Estado, que ele diz ser a primeira do Brasil. "Seria nos moldes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)", acrescentou.
Outra sugestão é modificar a forma de fazer boletim de ocorrência (BO). "Quem faria o BO seria a viatura que fez a diligência ao local do suposto crime, de modo que a vítima não sofra o ônus de ter de, além da violência contra ela, procurar uma delegacia de polícia", destacou.

Fonte: http://omossoroense.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.