RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 27 de julho de 2014

OPINIÃO POLÍTICA: POR ANTÔNIO CARLOS DANTAS.

Com a chegada da campanha eleitoral vou utilizar esse espaço para vez por outra analisar sob a minha ótica, alguns acontecimentos que envolvem a política local, estadual e federal.
Nessa primeira intervenção, vou me debruçar de relance acerca dos últimos acontecimentos e definições políticas das pessoas que militam na política de Rafael Godeiro em relação aos apoios e aos candidatos que estes trazem e devem apresentar aos eleitores locais que são os principais atores dessa novela.
Em campanhas passadas (posso falar com propriedade das duas últimas), pois participei ativamente delas e sai vencedor graças a Deus, muito se falou em “FORASTEIROS” “INVASORES”, “FILHOS DA TERRA” e outros adjetivos mais, que perderia muito tempo descrevendo-os, para justificar os votos e os apoios dos políticos rafaelenses.
Nessa campanha estadual, os eleitores de Rafael Godeiro tem a oportunidade de pela primeira vez apresentar e votar em um candidato que é filho adotivo desta terra (recebeu o Título de cidadão honorário de Rafael Godeiro, na minha gestão como Presidente da Câmara, numa propositura do então vereador Francisco Jaécio Cortez) com raízes profundas fincadas em solo rafaelense e ligações familiares muito mais consistentes ainda.
Trata-se de um jovem advogado, vereador por Parnamirim-RN, chamado CARLOS AUGUSTO DE PAIVA MAIA, que vem pela primeira vez tentar sonhar um sonho quase impossível para alguns, principalmente os de raízes pobres como ele: o de ser Deputado Estadual.
Esse jovem expoente da política da terra dos comedores de camarão, vem fazendo um trabalho de destaque no município de Parnamirim, onde exerce seu primeiro mandato como vereador. Buscou e está obtendo ressonância em sua busca, o apoio dos mais diversos seguimentos da política do estado, para o engajamento em seu projeto, dos quais podemos destacar o Presidente eleito da Câmara Municipal de Parnamirim, vereador Ricardo Gurgem, do Professor Doutor Josivan Barbosa, Ex-Reitor da UFERSA e tantos outros.
Mas, de onde ele mais esperava, não encontrou apoio. Em Rafael Godeiro, das pessoas que sempre pregavam o voto em um “filho da terra” ele encontrou o desprezo. A quem ele deu apoio, subiu no palanque, pediu votos, contrariando até alguns de seus familiares, ele não terá a parceria necessária ao seu projeto.
Veio de onde ele menos esperava o apoio e a solidariedade ao seu projeto. Foi dos aliados do Prefeito Abel Filho, que em campanhas passadas militaram em lados opostos, com um grupo que se dizia liderado pelo tabelião rafaelense AIRENE PAIVA, filho de ANTÔNIO PAIVA e sobrinho de PEDRO DE PAIVA, o primeiro Prefeito eleito de Rafael Godeiro que é o seu mentor político. Encontrou e certamente encontrará apoio também em seus familiares, que pra quem não sabe, é formada pela maioria dos rafaelenses.
CARLOS AUGUSTO DE PAIVA MAIA, é trineto do Professor RAIMUNDO NONATO DE LIMA e de JOANA PAULO DE OLIVEIRA. É bisneto de FRANCISCO RAIMUNDO DE OLIVEIRA, conhecido no meio dos seus por “PAIVÔ” e de VICÊNCIA MARIA DE OLIVEIRA. Consequentemente pertence às famílias de Raimundo Nonato Filho (Caba Lôro), Dorinha de Joca de Horácio, Bastinha de Alexandrino Bertoldo, Rita de Chico Mariano, Maria de Artur Elias, Gonsalo Paulo de Oliveira, Raimundo Benedito, Francisca Joana Campos (Fransquinha de Geraldo Campos) e Manoel Raimundo de Lima.
Sua bisavó materna, VICÊNCIA MARIA DE OLIVEIRA era filha de João Elias e D. Doninha, consequentemente era irmã de LUIZ ELEIAS DE OLIVEIRA, primeiro Prefeito de Rafael Godeiro, irmã de ARTUR ELIAS, ELIAS, CHICO ELIAS...
Como Visto, Carlos Augusto é também da gema da numerosa família ELIAS de Rafael Godeiro.
Sua mãe OZIENE é rafaelense de nascimento, filha de Manoel de Chico Raimundo e de Maria do Socorro Paiva que é da família PAIVA AMARAL com raízes em Lucrécia, Almino Afonso e principalmente em Rafael Godeiro.
Seu pai MAIA é natural de Patu-RN, da família MAIA, também com raízes em Rafael Godeiro.
Peço desculpas aos que por ventura tenha esquecido. O esquecimento é em razão da grandiosidade do parentesco de Carlos Augusto e da extensão de suas raízes familiares com Rafael Godeiro.
Toda essa explanação acerca da árvore genealógica de CARLOS AUGUSTO em Rafael Godeiro é justamente para comprovar que ele é um “rafaelence da gema!” apesar de não ter nascido aqui.
Seu projeto e a coligação em que se lança candidato são plenamente viáveis a sua eleição. Temos grandes chances de termos um representante da terra na Assembleia Legislativa, fato nunca antes registrado na história do Rio Grande do Norte.
Como reflexão, deixo as seguintes perguntas para reflexão de todos:
COMO NÃO VOTAR EM UM LEGÍTIMO “FILHO DA TERRA”? COMO EXPLICAR AO POVO QUE DEVEMOS VOTAR EM UM “FORASTEIRO” QUE NADA VEZ PELOS HABITANTES DE NOSSA VÁRZEA DA CAATINGA?
Essas perguntas se baseiam em coisas que sempre ouvi de algumas figuras da política local que me incomodavam de certa forma por não ter nascido aqui, mas chegou a hora de comprovar, graças a Deus, que os que assim falavam, estavam apenas aproveitando-se da oportunidade para discriminar os que aqui não nasceram. Agiam apenas por interesses próprios e a prova está e aparecerá em breve nas ruas de nossa cidade.
Certamente será difícil de responder essas perguntas. Graças a Deus não serei eu que terei essa difícil missão.
Como todos sabem interesses/dinheiro/poder/política sempre caminharam juntos em campanhas eleitorais. Ontem eu fiz questão de afirmar a Carlos Augusto e a Airene Paiva que não queria um centavo de nenhum deles para apoiar esse projeto. Eles são minhas testemunhas. Não sei por qual motivo, mas Carlos com seu jeito simples e respeitoso me conquistou.
Vou fazer a minha parte e tenho argumentos contundentes para votar e pedir votos para CARLOS AUGUSTO. Aos que terão que responder as perguntas fomentadas acima, deixo um grande abacaxi para descascar! Até a próxima.

Fonte: https://www.facebook.com/vereadorcarlosdantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.