RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 10 de julho de 2014

MP DE INCENTIVO A EMPRESAS É PUBLICADA.

O governo federal publicou nesta quinta-feira, 10, no Diário Oficial da União (DOU) a Medida Provisória 651. Trata-se da esperada MP com os incentivos ao mercado de capitais anunciados em junho pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Além dessas medidas, o texto ainda prevê reabertura e mudanças em programa de parcelamento de débitos tributários (Refis), dispõe sobre a ampliação de garantias a financiamentos do Programa Minha Casa Minha Vida e ainda reinstitui o Reintegra, programa que devolve parte do faturamento das exportações de manufaturados às empresas e que havia sido encerrado no ano passado.
Para o mercado de capitais, a MP trata dos fundos de índice de renda fixa, da tributação das operações de empréstimos de ativos financeiros e da isenção de imposto sobre a renda na alienação de ações de pequenas e médias empresas.
O texto também prorroga a isenção para debêntures de infraestrutura até 31 de dezembro de 2020.
O governo aproveitou a edição dessa MP para atender também a outras reivindicações do setor produtivo. Entre elas, reabriu o Refis com condições mais favoráveis às empresas. A antecipação do montante da dívida para adesão ao parcelamento, por exemplo, agora será de 5% e não mais 10%, como previa regra anterior. O prazo de adesão segue até o dia 25 de agosto.
Outro pleito do empresariado contemplado na MP foi o retorno do Reintegra. O programa devolverá parcial ou integralmente às empresas até 3% do resíduo tributário remanescente na cadeia de produção de bens exportados. O texto diz que o "novo Reintegra" ainda será regulamentado pelo Poder Executivo.
A MP ainda modifica regras de outros programas, como o Programa Nacional de Habitação Urbana e do Fundo Garantidor de Habitação Popular (FGHab). Nesse item, o governo estabelece que o "FGHab concederá garantia para até 2 milhões de financiamentos imobiliários contratados exclusivamente no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida". Antes, esse número era limitado a 1,4 milhão de empréstimos.

Fonte: Estadão Conteúdo (ANSA)/http://www.rosaliearruda.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.