RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 20 de julho de 2014

2 MIL MÉDICOS FORMADOS NO EXTERIOR FARÃO PROVA DE REVALIDAÇÃO DO DIPLOMA.


Primeira fase do Revalida será realizada neste domingo em dez cidades.
No total, 2.151 médicos que estudaram foram do Brasil estão inscritos.


O Exame de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (Revalida) será realizado neste domingo (20) para mais de 2 mil médicos brasileiros e estrangeiros que se formaram fora do Brasil. O Revalida é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) uma vez por ano.
Na edição de 2014, o exame recebeu 2.151 inscrições e acontece em dez cidades: Brasília, Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
De manhã, os médicos terão que responder a 110 questões de múltiplas escolha entre as 8h e as 13h (horário de Brasília). À tarde acontece a prova discursa, entre as 15h e as 18h, com cinco questões.
Os candidatos aprovados nesta fase deverão pagar R$ 300 pela taxa de inscrição da prova da segunda fase, que será nos dias 27 e 28 de setembro, em horário a ser definido. Nesta fase, os médicos passarão por uma avaliação de habilidades clínicas em situações reais de atendimento médico.
Sobre o Revalida
Todos os médicos com diploma de universidades de fora do Brasil precisam ter o documento revalidado por instituições públicas brasileiras, federais ou estaduais. Como cada instituição fazia seu próprio processo de revalidação, o ministério decidiu centralizar a aplicação da prova. Dessa vez, 41 instituições federais e estaduais vão aceitar essa nota no seu processo de validação.
O exame do Revalida foi criado pelo MEC para padronizar a aplicação de provas práticas e teóricas aos candidatos. Na edição de 2013, 36 instituições usaram a nota do Revalida para emitir ou não a validação do diploma.
Naquele ano, 1.772 pessoas se inscreveram e a prova da primeira fase teve 10,7% de abstenção. Dos 1.582 que fizeram o exame, só 155 foram aprovados para a segunda fase, ou cerca de 9,7%.
Na edição de 2012, 884 pessoas de várias partes do mundo se inscreveram para o Revalida, e apenas 77 (menos de 9%) conseguiram a aprovação no exame. O Brasil respondeu pela grande maioria dos inscritos (560), mas apenas 7% dos candidatos foram aprovados. O país ficou na sexta colocação no ranking de índices de aprovação. Os países que obtiveram o maior êxito neste quesito foram Venezuela (27%) e Cuba (25%), apesar de o número absoluto de inscritos ter sido pequeno. Nenhum candidato com nacionalidade de países da Ásia, África ou América do Norte conseguiu passar na prova do MEC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.