RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 29 de maio de 2014

PAU DOS FERROS: MUNICÍPIO SEDIARÁ ENTREGA DE MINIBIBLIOTECAS DA EMBRAPA NESTA SEXTA-FEIRA.

O objetivo desta ação é estimular a leitura e facilitar o acesso ao conhecimento por parte de jovens agricultores e comunidades rurais dos municípios inseridos no ‘Programa Brasil Sem Miséria’, contribuindo com o desenvolvimento sustentável e a segurança alimentar das comunidades.
As minibibliotecas da Embrapa buscam, na distribuição de publicações escritas em linguagem simples e de fácil compreensão, uma forma de popularizar a ciência e democratizar o acesso às informações técnico-científicas. “Para nós é de fundamental importância podermos ter essa parceria com a Embrapa e oferecer aos estudantes materiais de qualidade para estudo e pesquisa”, afirmou o Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato.
Segundo a Secretária da Educação, Francisca Dantas, as crianças e os jovens que estão nas escolas do campo e de formação agrícola estão buscando o conhecimento e querem melhorar a vida no campo. “Ter acesso às tecnologias e poder implementá-las, essa é a oportunidade que temos com esses jovens, e é preciso incentivar isso. É nosso futuro”, completa.
O kit de minibibliotecas contém 120 publicações impressas, dois exemplares de cada, 80 programas em vídeo do programa “Dia de Campo na TV” e 160 programas de rádio “Prosa Rural”.
São materiais que abordam técnicas e simples e tecnologias que podem contribuir para melhorar a produtividade agrícola, com o bom uso dos recursos naturais e a adoção de boas práticas agropecuárias.
PROJETO MINIBIBLIOTECAS
O Projeto teve início em 2003 pela Embrapa, por meio de sua Unidade de Serviços Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), criado, inicialmente, como Minibibliotecas do Semiárido, uma iniciativa inédita para uma instituição cuja missão histórica é “gerar conhecimentos em ciência e tecnologia”.
Esse projeto foi ampliado e, atualmente, existem mais de 2.500 minibibliotecas implantadas no Brasil, em 1.248 municípios, atendendo jovens estudantes de escolas de ensino fundamental e médio de áreas rurais, Escolas Família Agrícola e Casas Famílias Rurais, agricultores familiares, pescadores e comunidades quilombolas. Há também 12 minibibliotecas em funcionamento em Escolas Famílias Rurais de Moçambique, na África.
Os temas do acervo abordam preservação e educação ambiental, cidadania, cooperativismo, cultivo de hortas e quintais, criação de pequenos e grandes animais, produção de alimentos de qualidade, manejo do solo e da água, ou como iniciar uma pequena agroindústria de alimentos, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.