RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 29 de abril de 2014

OPOSIÇÃO COBRA CPI COM SENADORES E DEPUTADOS.

Os líderes dos partidos que representam a oposição na Câmara —PSDB, DEM, PPS, Solidariedade e PSB— marcaram uma reunião para esta terça-feira (29). Vão traçar uma estratégia para assegurar que a CPI da Petrobras seja mista, com a participação de deputados e senadores.
Antecipando-se ao movimento, o ministro Ricardo Berzoini, coordenador político do Planalto, reuniu-se na noite passada com os líderes da banda governista do Senado. Combinou com eles o levantamento de barricadas contra a participação dos deputados na investigação parlamentar.
Depois que a manobra da CPI pluritemática ruiu no STF, o Planalto e sua tropa pegam em lanças para tentar circunscrever a encrenca ao Senado, onde a maioria governista é menos fluida. O governo é majoritário também na Câmara. Mas ali, graças à proliferação de dissidências, o bloco pró-Dilma tem a solidez de um pote de gelatina.
Líder do DEM, o deputado Mendonça Filho (PE) disse ao blog que a tropa da oposição planeja sair de sua reunião direto para o gabinete de Renan Calheiros, que acumula as presidências do Senado e do Congresso.
As duas CPIs estão em condições de ser instaladas. Os requerimentos de ambas já foram lidos em plenário —um no Senado, outro em sessão conjunta das duas Casas do Legisaltivo. Porém, o Planalto alega que a liminar expedida pela ministra Rosa Weber, do STF, refere-se apenas à CPI do Senado.
Para Mendonça Filho e seus pares oposicionistas, o argumento do governo não faz nexo. “Se insistirem nisso, vamos ao Supremo para pedir que os efeitos da liminar da ministra Rosa Weber sejam estendidos à CPI mista”, afirmou o líder do DEM.
Até a noite passada, o despacho de Rosa Weber ainda não havia chegado ao gabinete de Renan. Assim que chegar, independentemente de eventuais recursos, Renan será obrigado a solicitar dos líderes a indicação dos representantes de cada partido na CPI.
Para evitar que Renan finja que a CPI mista não existe, as legendas oposicionistas da Câmara indicarão imediatamente os nomes dos deputados que desejam alojar na comissão. O DEM já fez isso desde a semana passada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.