RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 28 de abril de 2014

MANIFESTO DA BANCADA DO PR PEDE CANDIDATURA DE LULA NO LUGAR DE DILMA.

Líder na Câmara diz que proposta tem adesão de 20 dos 32 deputados.

Para eles, só ex-presidente pode governar país diante de possíveis crises.


A bancada do PR na Câmara anunciou nesta segunda-feira (28) apoio ao chamado movimento “Volta Lula”, que tem adeptos no PT e defende que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concorra à eleição presidencial de outubro no lugar da presidente Dilma Rousseff.
Em entrevista coletiva, o líder do partido na Casa, deputado Bernardo Santana (MG), leu um manifesto assinado por 20 dos 32 deputados federais em que a bancada "reivindica" o retorno de Lula. Para Santana, se o PT mantiver Dilma, os deputados pretendem discutir o apoio à candidatura do PT na convenção nacional do PR.
Segundo ele, a maioria da bancada acredita que apenas Lula tem a “experiência necessária” para governar o Brasil nos próximos quatro anos, diante da possibilidade de crises financeiras internacionais e do baixo crescimento econômico do país.
“Estamos com uma crise mundial terrível que exige, na nossa opinião, uma pessoa com a experiência do presidente Lula. Não estamos rifando a Dilma. Vamos ficar com ela até o final [do atual governo]. A questão é do momento. Lula é a única pessoa capaz hoje, talvez, de fazer uma conciliação nacional”, afirmou.
O texto do manifesto diz que o momento exige a "força" de uma liderança com a experiência do ex-presidente.
“Certos de que o Brasil precisa inaugurar um novo ciclo virtuoso de crescimento pela via da conciliação nacional, entendemos que o momento de crise, dentro e fora do país, reivindica a força de uma liderança política com a experiência e o brilho de Luiz Inácio Lula da Silva no comando da nação brasileira, novamente”, diz o documento.
O líder do PR disse que não discutiu a posição com o presidente nacional da sigla, Alfredo Nascimento, e negou que tenha conversado com Lula sobre a decisão da bancada.
Segundo ele, o objetivo do manifesto é “sensibilizar” o ex-presidente para que ele volte a se candidatar à chefia do Executivo.
“Ele é um homem patriota. Quem sabe com esse movimento ele se sensibilize. Acredito da sensibilidade e brasilidade do presidente Lula”, afirmou, destacando que a posição da bancada será levada à convenção nacional do partido
Segundo Bernardo Santana, a adesão da bancada ao “Volta Lula” não significa um rompimento com o governo Dilma.
“Vou participar da reunião de líderes da base. Não estamos rompendo com o governo. Vamos continuar governo. Vamos ajudar, apoiá-la”, disse. No entanto, Santana frisou que o cenário econômico atual exige “uma reedição dessa união” a partir de 2014.
“Somos parceiros de governo, avalistas desse governo. Mas o momento agora é de buscar a conciliação nacional, buscar a reedição dessa união. A presidente governou muito bem, mas momentos de crise exigem às vezes posições mais extremas.”
No retorno do recesso legislativo, Dilma passou a enfrentar uma crise com partidos da base aliada insatisfeitos com a “falta de diálogo” com o Congresso, a demora na realização da reforma ministerial e o não cumprimento de compromissos relativos ao pagamento de emendas parlamentares- dinheiro que os deputados destinam no Orçamento para obras em seus estados e municípios.
Para pressionar o Executivo, um grupo de legendas governistas criou o “blocão”, com o objetivo de alinhar o discurso e a posição na votação de projetos no Congresso. O PR foi uma das siglas que aderiam ao grupo.

Fonte: Nathália Passarinho/http://g1.globo.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.