RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 20 de abril de 2014

ESTÁ DIFÍCIL SER JORNALISTA POLÍTICO.

Colunista coça o queixo, escreve a nota relê e apaga. O medo de tomar uma multa ou trazer um processo é maior que a vontade de informar.

Da outra sala o editor grita: "Amigo, cadê a coluna, você está atrasando o jornal".
"Estou com dificuldade de fazer a coluna. Um pouco de paciência", responde o sofrido colunista".
O editor retruca: "Má fase? Estamos em plena eleição suplementar. Muita coisa está acontecendo".
"Está sim, mas não sei o que vai me render uma multa ou prejudicar o jornal. Estou praticamente escrevendo com a legislação eleitoral debaixo do braço", ironiza.
Essa é uma conversa que possivelmente já tenha acontecido nas redações de Mossoró. Está difícil ser jornalista político em tempos de judicialização da política.
Não são só os políticos que estão com dificuldades na campanha. Nós jornalistas também. Por conta de exageros cometidos por uns todos estão pagando na política e na imprensa.
Quando vou fazer o programa Observador Político sinto-me como se estivesse nos tempos da ditadura militar, censurado.
Não posso sequer analisar o pleito. Não posso comentar as tendências da campanha ou dizer quem na minha opinião tem mais chances.
Não. Não é uma orientação da direção do grupo político que controla a 93 FM e a TV Mossoró.
"O não pode isso, não pode aquilo" é da legislação que proíbe a liberdade de opinar durante a campanha eleitoral.
Tudo, mas tudo mesmo pode terminar se tornando propaganda eleitoral. É como se o jornalista fosse um robozinho programado para dizer apenas o que a direção das emissoras quer. É como se não pudéssemos ter condições de emitir uma opinião abalizada, dar uma orientação ao público.
Todos os dias preciso censurar o público no programa na hora de ler os comentários. Faço com uma dor no coração. Odeio cortar informação ou deixar de divulgar algo. Quem trabalha comigo sabe o quanto fico irritado quando não há espaço para pôr aquela matéria de última hora e que me obriga a tirar um texto para colocá-la.
Sempre faço questão de retribuir o carinho do público e a melhor forma de fazer isso é lendo todos os comentários, dando voz a quem não tem para denunciar os problemas da cidade.
Estou tendo que me abster de ler os comentários ou editar o que está escrito. Sempre tem uma voz no meu inconsciente dizendo "cuidado com a multa, cuidado com a multa".
Em oito anos de jornalismo político cobri quatro campanhas, nunca fui multado. Só senti o constrangimento de ser intimado nas eleições de 2012, quando fui acionado, pasmem, por ter criticado políticos que vêm fazer campanha em Mossoró e em vez de discutir projetos ficavam brigando por causa de cor de campanha.
O processo absurdo, claro, não deu em nada. Mas não posso mais me orgulhar de nunca ter sido processado.
Enfim, está difícil fazer jornalismo político em Mossoró. Uma lástima.

Fonte: Bruno Barreto/http://omossoroense.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.