RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 6 de abril de 2014

APÓS 4 ANOS, DILMA CONTINUA "LULODEPENDENTE".

Digamos que em janeiro de 2011, ao tomar posse, Dilma Rousseff tivesse 55,7 milhões de votos, uma fama de supergerente, um mandato novinho em folha, um padrinho chamado Lula, e a vida lhe sorrisse. O último Datafolha indica que a situação dela, hoje, é a seguinte: precisa verificar, rapidamente, se pode mesmo contar com Lula. O apoio dele talvez seja a única coisa sólida que lhe restou.
A seis meses da eleição presidencial, 63% dos brasileiros acham que Dilma saiu-se pior do que a encomenda. Fez menos do que esperavam dela. E 72% desejam que o próximo presidente adote ações diferentes das de Dilma. Repetindo: sete em cada dez brasileiros querem algo novo no Planalto a partir de 2015. Nem que seja uma Dilma com penteado renovado. A última vez que o país desejou tanto uma mudança (76%) foi no ocaso da Era FHC, em 2002. Naquela época, deu em Lula.
Quem está mais preparado para fazer mudanças no Brasil?, perguntaram os pesquisadores do Datafolha. Lula, responderam 32% dos entrevistados. Marina, 17%. Dilma, 16%. Aécio Neves, 13%. Eduardo Campos, 7%. Suprema ironia: após vender Dilma em 2010 como a melhor continuidade de si mesmo, Lula tornou-se o não-candidato favorito a protagonista da mudança. É como se um pedaço do eleitorado o intimasse a corrigir o próprio erro.
Não é difícil deduzir o que seria das pretensões de Dilma se o padrinho dela dissesse à turma do “volta Lula” um singelo “eu topo”. A recandidatura de Dilma viraria poeira instantaneamente. Desde o final de fevereiro, Dilma caiu seis pontos no Datafolha. De 44% foi a 38%. Aécio Neves manteve-se no mesmo patamar: 16%. Eduardo Campos oscilou um ponto para o alto: de 9% para 10%. No cenário em que seu nome substitui o de Dilma, Lula belisca 52%. Aécio, 16%. Campos, 11%.

CLICANDO AQUI VOCÊ LER A MATÉRIA POR COMPLETO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.