RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 20 de abril de 2014

80% DAS EMISSORAS AM DO BRASIL JÁ DERAM ENTRADA PEDINDO A MUDANÇA PARA SEREM FM.

Por enquanto 80% das emissoras AM já solicitaram mudança para a faixa FM. O prazo para o pedido de migração vai até 10 de novembro. O Ministério das Comunicações recebeu 1.386 pedidos de migração, em um universo que engloba 1.785 emissoras em todo o Brasil. No Pará e no Amapá, todas as rádios que operam em ondas médias apresentaram requerimentos. São Paulo, o Estado com mais emissoras AM (274, no total), registrou 237 pedidos. Mato Grosso do Sul, com 55 estações, teve 51 pedidos. Os requerimentos atingem mais de 80% no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Acre, Roraima, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.
A Anatel realizará estudos de viabilidade técnica em cada unidade da federação para determinar se há espaço para a migração de todas as emissoras interessadas em cada município. Nos casos em que não haja espaço no espectro, a agência deverá analisar a necessidade de uso da faixa estendida de FM (de 76 MHz a 88 MHz), que deve ser liberada com a digitalização da TV. Em 2016 acaba a TV analógica.
Os canais 5 e 6, que hoje são ocupados por canais analógicos de TV, serão desocupados e destinados à FM. Hoje, as FMs são sintonizadas na faixa de FM 87.9 a FM 107.9. Com a liberação dos canais, essa frequência será estendida de FM 76 a FM 107.9. Qual o custo desta migração? O Rio Grande do Norte tem 26 emissoras AM. No último 31 de março a maioria entregou suas propostas à Anatel. O custo maior é com o novo transmissor, algo em torno de R$ 300 mil.
Sistema Tropical
A Rede Tropical já solicitou a migração de suas emissoras AM no estado do RN, inclusive, a Rádio Seridó AM com sede em Caicó. Em breve, muito em breve, e emissora começará a operar em frequência modulada.

Fonte: Jânio Vidal - Portal No Ar/http://glaucialima.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.