RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

GOVERNO ANUNCIARÁ CORTES NO ORÇAMENTO NESTA QUINTA-FEIRA.

Expectativa do mercado é de que cortes superem 30 bilhões de reais, ou 1,8% do PIB.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo anunciará, nesta quinta-feira, os cortes no Orçamento. Mantega falou rapidamente com jornalistas, nesta quarta-feira, na portaria do ministério, quando voltava de reunião com a presidente Dilma Rousseff. O ministro, porém, não informou o horário em que o anúncio será feito. A expectativa do mercado é de que os cortes superem 30 bilhões de reais.
Internamente, o governo trabalha com uma economia de recursos fiscais do setor público consolidado de pelo menos 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB), sendo 1,3% do PIB referente ao esforço do governo central, formado por Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, e 0,5% do PIB acumulado por Estados e municípios. Como as discussões estão a pleno vapor, a meta a ser anunciada pode ser maior.
Embora inferior ao patamar de 1,9% do PIB alcançado em 2013, essa meta fiscal seria "um esforço ainda maior", segundo uma fonte envolvida nas discussões, dado que a combinação seria diferente. Enquanto o superávit primário do ano passado foi principalmente construído pelo ingresso de receitas extraordinárias - como os 15 bilhões de reais do bônus da assinatura do contrato pelo pré-sal do campo de Libra, e os 21 bilhões de reais referentes ao parcelamento de débitos tributários, o Refis - e dividendos de estatais, a meta fiscal deste ano seria alcançada com um aperto maior nos gastos públicos. O primário consiste na economia do governo para o pagamento dos juros da dívida.

CLICANDO VOCÊ LER A MATÉRIA NA ÍNTEGRA.

Fonte: http://veja.abril.com.br/ , com Reuters e Estadão
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.