RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

GOVERNO FEDERAL UNIVERSALIZA ENTREGA DE CAMINHÕES-PIPA PARA O RIO GRANDE DO NORTE.

A chegada de mais 55 caminhões-pipa para municípios do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (31), completa mais uma etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2 Equipamentos). A entrega desse tipo de caminhão será universalizada a todos os municípios situados na região semiárida do estado, beneficiando, só nessa ação, mais de 22 mil famílias de agricultores familiares. O investimento do Governo Federal para aquisição dos veículos foi de R$ 14,4 milhões.
Outros 99 caminhões-pipa já foram doados a municípios do Rio Grande do Norte, auxiliando no combate aos efeitos da forte seca, que atinge a região há mais de dois anos. Levando em conta o total de municípios, o estado se destaca por ser o maior em número de localidades no Semiárido – são quase 90%, segundo dados do Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro, de 2012.
“Praticamente todos os municípios do estado estão localizados na região semiárida. Nos últimos dois anos, sofremos com a escassez hídrica, dificultando, também, a vida do agricultor familiar”, comenta o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte, Raimundo Costa Sobrinho.
Ele lembra que existem prefeituras que precisam se deslocar mais de 200 quilômetros para buscar água para consumo humano e para ajudar na produção agrícola. “Durante esse período de seca, as prefeituras sempre esperam a contratação de caminhões-pipa de outros órgãos, mas é uma ação demorada. Com a iniciativa do PAC 2, essa ação será permanente, seja na seca ou no inverno”, diz.
A previsão para o estado, segundo dados de dezembro do ano passado, é que a partir de fevereiro as chuvas comecem a cair na região semiárida. “Pode ser que as chuvas sejam mais bem distribuídas nesse período. Enquanto isso não ocorre, os veículos estão nos ajudando muito”, elogia o delegado.
Até 2014, as ações do PAC 2 devem ajudar mais de 656 mil pessoas no campo, dentre elas 70 mil famílias de agricultores familiares. Após essa entrega, o estado contabilizará 753 veículos – as retroescavadeiras e pás carregadeiras também já foram universalizadas.
Agricultura no estado
De acordo com o último Censo Agropecuário do MDA, o número de estabelecimentos localizados no campo chega a 86% no Rio Grande do Norte. A produção de arroz por agricultores familiares representa 90% da produção, seguido do feijão (86%) e da soja (85%).
Confira aqui a lista dos municípios contemplados.
Serviço
Entrega de 55 caminhões-pipa pelo PAC 2 no Rio Grande do Norte
Data: 31 de janeiro (sexta-feira)
Hora: 09h (horário local)
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Apodi – Sítio Lagoa do Clementino, nº 999, RN 233, Km 2 – Apodi (RN).

Foto: Rafael Carvalho/MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.