RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 23 de novembro de 2013

VIVER SEM LIMITES JÁ RECEBEU ADESÃO DE 20% DAS CIDADES.

Investimento previsto para o programa que visa à melhoria de vida das pessoas com deficiência é de R$ 7,6 bilhões até 2014.

Dos 5.570 municípios do País, 1.115 já aderiram ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. Ao atingir essa marca, 20% do território brasileiro já está pactuado ao Plano Nacional, que desenvolve políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. O número representa ainda a superação da meta de adesões municipais estabelecida para o ano de 2013, que era de 1.000 municípios.
O secretário nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), ressaltou o reconhecimento com que o Viver sem Limite tem sido recebido pelo país. “Alcançar um quinto das cidades brasileiras significa que estamos conseguindo levar a política para todas as regiões do Brasil, além disso, é importante destacar que são os gestores destas cidades que se manifestam solicitando a adesão ao Programa Viver sem Limite, logo, são prefeitos que reconhecem a política e a importância de fazer as ações chegarem à população”, ressaltou.
Na segunda quinzena de outubro e durante o mês de novembro, ocorreram adesões coletivas em vários estados do país. Nesse período, 118 cidades dos estados de São Paulo, Paraíba, Maranhão, Mato Grosso, Goiás e Tocantins assinaram a adesão ao Plano.
Novas adesões
Esta semana, o Viver sem Limite recebeu a adesão de 17 municípios dos estados do Amapá (6) e Amazonas (11). Durante cerimônia, realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM), Antonio José falou do significado das adesões dos estados do Norte. “As adesões nesta parte do país tem um simbolismo muito forte na medida em que uma capital como Manaus adere, com seus quase dois milhões de habitantes, na mesma cerimônia de um município como Boca do Acre, distante mais de mil quilômetros, isso evidencia que a política está chegando de fato nos quatro cantos do país”, afirmou.
Viver sem Limite
Lançado pela presidenta Dilma Rousseff em novembro de 2011, o Viver sem Limite é um conjunto de ações, coordenadas pela Secretaria de Direitos Humanos, com parceria de mais 15 ministérios e do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Estas ações estão estruturadas em quatro eixos: Acesso à Educação, Atenção à Saúde, Inclusão Social e Acessibilidade. O investimento é de R$ 7,6 bilhões, até 2014.

Fonte: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República/http://www.brasil.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.