RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

domingo, 24 de novembro de 2013

METADE DA CÂMARA DE NATAL DEVE SAIR CANDIDATA NAS ELEIÇÕES DE 2014.

Vereadores se apresentam como opções para ocupar cargos no Legislativo Estadual ou Federal no próximo ano. Alguns já começaram a buscar os votos.

O Legislativo Municipal é, muitas vezes, apenas um “estágio”, um ponto de partida ou de retomada da carreira política. E, na Câmara Municipal de Natal, a situação não é diferente. Tanto é assim que no próximo ano, metade dela – ou seja, 14 (dos 29) vereadores – deve lançar candidatura ao Legislativo Estadual ou Federal.
Tudo isso é consequência do ano de pressão sofrida pelos protestos em frente à Casa Legislativa? Nada disso. Os motivos são os mais variados possíveis, politicamente falando. É vereador com o simples objetivo de dar continuidade à carreira, atender um plano partidário ou, apenas, ajudar a coligação a qual fará parte a conseguir mais votos e, consequentemente, ter mais cadeiras no parlamento estadual ou federal.
A lista de parlamentares está logo abaixo. Leia e se prepare: seu representante na Câmara Municipal, no próximo ano, pode não estar mais lá, abrindo vaga para os famigerados suplentes, candidatos que tiveram menos votos, mas que, por conta da debandada, podem acabar caindo na Casa de paraquedas.

Veja a lista:
Albert Dickson (PROS): O atual presidente da Câmara Municipal tem o projeto de se candidata a deputado estadual. A intenção é ajudar o PROS a conseguir mais votos e reeleger os atuais deputados Ricardo Motta, Raimundo Fernandes, Vivaldo Costa, Gustavo Carvalho e Gilson Moura. Se for eleito, é lucro.
Amanda Gurgel (PSTU): Vereadora mais votada em 2012 em Natal, com mais de 30 mil votos, Amanda Gurgel faz parte do projeto nacional do PSTU e deverá, consequentemente, se candidatar a Câmara dos Deputados. A disputa de 2014 será o primeiro grande teste da “professorinha”: afinal, esse jeito mais radical agrada ou não o eleitorado?
Dagô (DEM): Eleito pela primeira vez no ano passado, Dagô tem dito que, se continuar com a popularidade em alta como está, vai disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, que já conta com os democratas Getúlio Rêgo, José Adécio e Leonardo Rêgo. Para quem duvida do poder de votos do “forrozeiro”, vale lembrar que, no ano passado, ele tirou as cadeiras dos então vereadores Ney Lopes Júnior e Enildo Alves.
Dickson Júnior (PSDB): Filho do ex-vereador Dickson Nasser e irmão do ex-deputado Dibson Nasser, Júnior deve arriscar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília. O objetivo é somar os votos dele aos do PSDB para ajudar na eleição de Rogério Marinho, que atualmente ocupa a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
George Câmara (PC do B): Um dos membros do PC do B mais populares do RN, George Câmara carrega o peso de ser o nome do partido nas eleições do próximo ano. Deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa, formando uma chapa proporcional com o PT e/ou PDT.
Hugo Manso (PT): A candidatura de Hugo Manso depende da deputada federal Fátima Bezerra ir ou não disputar o Senado. Se for, Hugo tentará ir no vácuo dela e pleitear uma cadeira na Câmara dos Deputados. A petista não indo, ele se candidata a Assembleia, para ajudar a reeleger Fernando Mineiro deputado estadual.
Jacó Jácome (PMN): O filho do deputado Antônio Jácome seguirá o projeto da família/PMN, ou seja, se candidata a vaga deixada pelo pai na Assembleia Legislativa. Antônio deve seguir em direção à Câmara dos Deputados em 2014.
Júlia Arruda (PSB): Única vereadora do PSB e filha de Leonardo Arruda, Júlia Arruda desperta o interesse nacional do partido, que quer leva-la para a disputa pela Câmara dos Deputados. Iria na vaga deixada pela ex-governadora Wilma de Faria, que deve ir para o Senado ou Governo. É intenção do PSB, no próximo ano, aumentar o número de cadeiras do partido no Congresso Nacional.
Felipe Alves (PMDB): O sobrinho do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, depende da situação do primo, Walter Alves. Se este seguir na Assembleia, Felipe não deve ser candidato. Se “Waltinho” arriscar a Câmara dos Deputados, Felipe deve tentar a cadeira de deputado estadual.
Fernando Lucena (PT): Antes, Lucena dizia que não seria candidato em 2014 e, dificilmente, voltaria a disputar uma eleição em 2016, mesmo para vereador. Agora, o discurso já é outro. Pode ser candidato a deputado estadual “se for para ajudar o PT”.
Luiz Almir (PV): O ex-deputado estadual pode fazer parte do troca-troca com o atual parlamentar federal Paulo Wagner, também do PV. Wagner voltaria para disputar a Assembleia Legislativa e Almir tentaria ocupar a cadeira dele na Câmara dos Deputados.
Maurício Gurgel (PHS): Agora, único vereador do PHS, Maurício Gurgel estuda a possibilidade de ser ou não candidato em 2014. Se for, é apenas para ajudar o partido.
Rafael Motta (PROS): Deverá sair deputado federal, seguindo o objetivo do partido de estender seu espaço na Câmara dos Deputados em 2014. Começou no início do ano um trabalho de popularização do nome dele no interior utilizando, para isso, a condição de presidente estadual do PP. Com a tomada do cargo pelo deputado federal Betinho Rosado, agora Rafael tenta retomar o trabalho na condição de presidente do PROS.
Sandro Pimentel (PSOL): Primeiro vereador eleito pelo PSOL em Natal (junto ao colega Marcos Antônio), Sandro Pimentel pode arriscar na disputa pela Assembleia Legislativa ou, mais uma vez, ir no rastro de Amanda Gurgel, formando uma chapa com o PSTU, para a Câmara dos Deputados.

Fonte: Ciro Marques/Portal No Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.