RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

DILMA SANCIONA LEI QUE LIMITA RECURSOS E TEMPO DE TV DE NOVOS PARTIDOS.

Nova lei determina que novos partidos terão acesso a apenas uma fração dos 5% do fundo partidário.

A presidente Dilma Rousseff sancionou na íntegra o projeto de lei complementar que restringe aos novos partidos o acesso ao fundo partidário e ao tempo de televisão, com o intuito de inibir a proliferação de partidos políticos. A sanção foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.
O texto foi aprovado no Senado no início de outubro após muita polêmica, porque, apesar de a ex-senadora Marina Silva não ter conseguido criar o seu Rede Sustentabilidade a tempo de disputar as eleições de 2014, ela pretende viabilizar sua legenda.
Os partidos Solidariedade e PROS, criados antes da aprovação da regra, foram beneficiados com fundo partidário e tempo de TV integral dos deputados que migraram para essas bancadas. Já o partido de Marina, o Rede, se for criado, fica esvaziado desses dois componentes eleitorais.
A nova lei determina que, para efeito da distribuição dos recursos do Fundo Partidário e do acesso gratuito ao rádio e à televisão, os novos partidos terão acesso a apenas uma fração dos 5% do fundo partidário, percentual mínimo destinado às legendas que não têm bancada eleita na Câmara. Os outros 95% são distribuídos às bancadas de acordo com seus tamanhos.
O tempo de televisão também fica restrito a 1/3 (um terço) distribuído igualitariamente a todos os partidos, já que os outros 2/3 (dois terços) é distribuído proporcionalmente ao número de representantes eleitos no pleito imediatamente anterior para a Câmara dos Deputados.

Fonte: O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.