RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

TRT/RN JÁ ARRECADOU R$ 940 MIL EM DOIS DIAS DA SEMANA NACIONAL DE EXECUÇÃO.

Para agilizar o pagamento dos processos na fase de execução, a Justiça do Trabalho realiza em todo país, desde segunda-feira (26), a Semana Nacional de Execução Trabalhista.
No Rio Grande do Norte, as 21 Varas do Trabalho que funcionam na capital e no interior do estado estão mobilizadas nesse esforço.
Nos dois primeiros dias da Semana Nacional de Execução, segundo o Gestor Regional da Execução do TRT-RN, juiz do trabalho Antônio Carneiro, as audiências realizadas nas Varas do Trabalho de Natal e do interior em processos na fase de execução renderam R$ 947.924,76.
“A avaliação desses primeiros dias é bastante positiva, pois a Justiça do Trabalho está mobilizada na solução dos casos da fase de execução com objetivo de garantir o crédito dos reclamantes que já tiveram o direito assegurado por uma sentença”, explica Antonio Carneiro.
Para o juiz Luciano Athayde Chaves, titular da 2ª Vara do Trabalho de Natal, essa “é uma iniciativa muito positiva já que a Justiça abre as portas para receber as partes que tem pendências com o intuito de resolvê-las.
O juiz Luciano reconhece, entretanto, “que o ideal seria que não houvesse pendências, mas já que elas existem, o melhor é que a Justiça oportunize momentos como esse”.
No entendimento do advogado Alexandre Pinto, a Semana Nacional de Execução é uma ferramenta eficiente na resolução de conflitos, “porque gera a resolução de processos que estavam parados trazendo ganhos para o trabalhador, para a sociedade e para o próprio empregador e, além disso, a Justiça cumpre o seu papel mais rapidamente”.
O vendedor Marcos Antônio Gomes de Araújo, que participou de uma audiência durante a Semana da Excecução, foi demitido, mas não recebeu as verbas rescisórias e procurou a Justiça do Trabalho para solucionar o problema.
“Acredito que essa é uma boa oportunidade para resolver pendências trabalhistas haja vista a grande quantidade de processos na justiça e o tempo que levamos para resolver os problemas. A minha avaliação é muito positiva”, comemorou o reclamante.
EXECUTÔMETRO – Para registrar a contagem dos pagamentos realizados durante a Semana, está disponibilizado nos sites dos TRTs, do CSJT e da Semana da Execução, o Executômetro, um sistema que contabiliza todos os valores pagos decorrentes de acordos, leilões judiciais e bloqueios por meio do BacenJud.
Existe atualmente no Brasil, mais de 3 milhões de processos em fase de execução só na Justiça trabalhista, sendo que os maiores 100 devedores são parte em mais de 100 mil processos.
A Semana Nacional de Execução é coordenada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) segue até sexta-feira (30), em todo o país.

Fonte: Assessoria do TRT/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.