RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 29 de julho de 2013

EDUARDO CAMPOS PARTICIPA DE SEMINÁRIO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE.

O Nordeste e Pernambuco no Brasil das próximas décadas. Esse foi o título da palestra que o governador Eduardo Campos apresentou, na sexta-feira (26), na abertura do workshop "Aspectos estratégicos do desenvolvimento do Nordeste", uma iniciativa do movimento Integra Brasil. Para Eduardo, o debate, que “é tão necessário e vem numa hora tão oportuna”, é fundamental para se definir um planejamento estratégico para o País, passando pelo regional. “Temos de buscar uma saída dentro de uma visão que entende a questão nordestina como uma questão nacional. É uma produção coletiva que expressa a diversidade do pensar e do olhar sobre a realidade nordestina que enfrente os velhos e novos problemas”, disse o governador.
Em sua apresentação, o governador fez uma análise sobre a conjuntura atual do País e chamou atenção para as mudanças que se fazem necessárias. “Precisamos olhar o Nordeste por dentro, onde somos mais desiguais que o Brasil. Como equilibrar por dentro? Não seremos uma região justa sem encarar esse quadro. É preciso garantir os avanços construídos, com um olhar estratégico para o futuro”, ressaltou.
Para tal, o governador acredita ser fundamental a “consolidação de polos dinâmicos de formação de pessoas no interior do Nordeste”, fortalecendo os setores de ciência e tecnologia e de qualificação profissional. “É fundamental um olhar do País sobre alguns setores para retomada do crescimento, como petróleo e gás offshore, que podem gerar um processo de concentração muito forte”, destacou.
Eduardo chamou atenção ainda para a questão de um novo pacto federativo. “É estratégico para a construção de cidadania no Nordeste. Não construiremos isso se o pacto federativo não funcionar”, afirmou.
Um encontro no Ceará, no último fim de semana de agosto, encerrará a série de palestras do Integra Brasil, que passará ainda pelo Rio de Janeiro. Estiveram presentes no encontro do Recife o presidente da Fiepe, Jorge Corte Real, a presidente do Centro Industrial do Ceará, Nicolle Barbosa, e a professora Tânia Bacelar. “Esse é um projeto de elaboração de um documento que vai apontar caminhos para o desenvolvimento sustentável de nosso País e do nosso Nordeste.Um projeto dentro das realidades brasileiras, acompanhado de sugestões, soluções, de como podemos chegar junto às soluções definitivas que o País precisa”, observou Jorge Corte Real.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.