RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PETROLEIROS FAZEM PARALISAÇÃO DE 24 HORAS POR PLR.

Trabalhadores da petrobras de todo o país aderiram nesta segunda-feira (28) a uma paralisação de 24 horas para reivindicar regras claras para a distribuição da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da empresa. Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que representa 70% dos 80 mil funcionários da estatal, irão parar os empregados das áreas operacionais e administrativas. Os petroleiros fazem nova reunião na quarta (30).
A FUP estima que pelo menos metade do contingente já paralisou as atividades. A mobilização foi decidida na semana passada depois de assembleias em todo o país. A Petrobras reduziu em até 50% o valor da PLR, apesar de os trabalhadores terem aumentado a produção e atingido as metas estipuladas, explicou o Sindicato dos Petroleiros do Estado de São Paulo (SindipetroSP).
Em São Paulo, a greve teve início às 15h de domingo, com corte de rendição do turno da Recap, prosseguindo ao longo da madrugada e pela manhã também nas demais bases do Sindipetro Unificado-SP. Na Replan, os trabalhadores iniciaram a greve pela manhã, com 100% de adesão do pessoal do turno e do administrativo. Nos terminais de Guarulhos e Guararema, a greve também conta com 100% de participação dos trabalhadores dos turnos e do administrativo. Nos terminais de Barueri e São Caetano do Sul, a participação é de mais de 90% da categoria. No escritório Edisp II (sede administrativa da Petrobrás em São Paulo), 95% dos petroleiros também aderiram à greve.
Em Manaus, os petroleiros da Reman cortaram a rendição do turno às 23h de domingo e prosseguem em greve. Pela manhã, os trabalhadores do administrativo aderiram à paralisação. No Terminal de Coari, também no Amazonas, os petroleiros suspenderam a emissão de Permissões de Trabalho (PTs).
Em comunicado, a Petrobras informou que, em dezembro passado, apresentou proposta para pagamento antecipado da PLR de 2012, com base nos mesmos critérios adotados em anos anteriores para a antecipação. Segundo a nota, são considerados os resultados das empresas do da Petrobras nos três primeiros trimestres de cada ano.
No Paraná, os trabalhadores da Repar também cortaram a rendição do turno às 15h30 de domingo.
A greve prossegue ao longo do dia, até a troca do turno das 15h30 desta segunda, com adesão de 95% dos trabalhadores operacionais e 60% do administrativo. Na SIX, a greve teve início à zero hora, com participação total dos trabalhadores do turno. No OPASC, 90% dos trabalhadores aderiram à paralisação e interromperam o carregamento dos terminais terrestres da Transpetro em Guaramirim e Itajaí, em Santa Catarina. No Tefran, em São Franscisco do Sul, a paralisação começou às 07h30 e conta com 50% de adesão da categoria.
Nas demais bases do país, a greve de 24 horas teve início à zero hora desta segunda. Em Minas Gerais, foram cortadas as rendições nos turnos da Regap, com adesão também do pessoal administrativo.
No Espírito Santo, os trabalhadores da P-57 suspenderam a emissão de PTs e no Terminal de Vitória (TAVIT) e na UTG-SUL, apenas os serviços emergenciais estão sendo realizados. Na Base 61, os trabalhadores estão concentrados do lado de fora da unidade.
No Norte Fluminense, 35 plataformas da Bacia de Campos aderiram à greve, desde a zero hora. Os trabalhadores suspenderam todos os tipos de Permissão de Trabalho (PT) e paralisaram também os serviços de rotina. A greve atinge também as principais bases terrestres da região. No Terminal de Cabiúnas, os trabalhadores realizaram uma concentração de duas horas em frente à unidade.
No Rio Grande do Sul, devido ao incêndio que matou e feriu centenas de jovens na cidade de Santa Maria, os trabalhadores cancelaram a paralisação e realizaram um ato em frente à Refap em solidariedade ás vítimas da tragédia.
Na Bahia, os trabalhadores aprovaram a greve e irão parar por 24 horas nas próximas horas. Assim que tivermos informações do movimento, divulgaremos.
Seguiremos atualizando o quadro nacional da greve, que segue forte, unificando os petroleiros na luta por uma PLR justa e democrática.

Fonte: Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.