RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SOLENIDADE DO TRE/RN MARCA COMEMORAÇÃO DOS 80 ANOS DA JUSTIÇA ELEITORAL.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) realizou, na tarde desta segunda-feira (27), a solenidade de comemoração dos 80 anos da Justiça Eleitoral.Na ocasião foi feita uma homenagem ao primeiro servidor do Tribunal, Tarcísio da Natividade Medeiros, e proferida uma palestra sobre documentos de Termos de Vereação do Senado da Câmara de Natal.
Presentes no evento, que aconteceu no plenário da sede do TRE/RN em Natal, estavam o desembargador Saraiva Sobrinho, presidente do TRE/RN; o juiz Jailsom Leandro, membro da Corte Eleitoral; a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, representando a presidência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte; a defensora pública geral do Estado, Jeanne Karenina, representando a Governadora Rosalba Ciarlini; o secretário Municipal de Tributação, André Luiz Miranda de Macedo, representando a prefeita Micarla de Sousa; o ex-diretor geral do TRE/RN, Ivoncísio Meira de Medeiros; o advogado e ex-procurador regional eleitoral, Armando Roberto Holanda Leite; e a professora Fátima Martins Lopes.
O desembargador Saraiva Sobrinho abriu o evento, falando da importância de preservar a história da Justiça Eleitoral. “Um país sem memória é um país sem futuro! A gente não pode esquecer que o futuro está no presente. A gente busca no passado para construir o futuro. E esse Centro de Memória tem uma importância muito grande para a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte, do Brasil”, destacou.
Em seguida foi lançado o website do Centro de Memória. A servidora Ana Paula Vasconcelos fez a apresentação do site mostrando os conteúdos do portal. “Esse momento para o Centro de Memória é de grande emoção, pois desde as gestões anteriores que se vinha tentando criar o website e nunca tinha sido concluído. Existiam na internet algumas informações sobre a história, sobre a presença feminina, mas com essa roupagem somos um dos poucos regionais que já estão implementando isso”, ressaltou.
Na sequência o advogado e ex-procurador Regional Eleitoral, Armando Roberto Holanda Leite, autor do livro “Luis Tavares de Lyra – Patrono da cadeira 19 da Academia Macaibense de Letras”, fez a doação de alguns exemplares para o TRE/RN, lembrando que o desembargador Luis Tavares de Lyra foi o primeiro presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte e instalador da Corte Eleitoral.
Após a doação da obra, foi homenageado o primeiro servidor do TRE/RN, Tarcísio da Natividade Medeiros, com a entrega de um diploma pelo desembargador Saraiva Sobrinho para o filho do homenageado, Ivoncísio Meira de Medeiros, que também serviu ao Tribunal Regional Eleitoral do RN por 42 anos, tendo ainda se aposentado como diretor-geral deste Regional.
Ainda na solenidade, foi proferida a palestra da historiadora e professora da UFRN Fátima Lopes, que tratou da importância que os documentos, arquivos e os Centros de Memória têm para existência da sociedade. Ao final, foi lançada a cartilha “Títulos Eleitorais – Volume 1”, da Coleção Memória Eleitoral e elaborada pelo Centro de Memória aos presentes.

Fonte: TRE/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.