RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

segunda-feira, 21 de maio de 2012

VEREADOR LUÍS BENTO: ERROS SOBRE ERROS.

DIA 30 DE ABRIL PASSADO, A CÂMARA DE VEREADORES DE MARCELINO VIEIRA, APROVOU AS CONTAS RELATIVAS AO ANO DE 2004, DA GESTÃO DO EX-PREFEITO IRAMAR OLIVEIRA. NA SESSÃO SEGUINTE, A MESMA CASA LEGISLATIVA REPROVOU POR 5 X 3 AS MESMAS CONTAS. O QUE MUDOU NO RACIOCÍNIO DOS VEREADORES? JURIDICAMENTE TEM VALIA AS DUAS VOTAÇÕES? O VEREADOR DO PT LUÍS BENTO FALA AO RNPOLITICAEMDIA2012 O CONFLITO QUE CRIOU-SE NO PODER LEGISLATIVO E AS MEDIDAS QUE PODERÃO E DEVERÃO SER TOMADAS.

QUAL A SUA VISÃO, DIANTE DA MUDANÇA DE OPINIÃO E/OU ENTENDIMENTO DA CÂMARA DE VEREADORES DE MARCELINO VIEIRA, PERTINENTE AO JULGAMENTO DAS CONTAS DO EX-PREFEITO IRAMAR OLIVEIRA?
Como uma sequência de erros. Primeiro a não análise por parte dos vereadores, além da falta de um técnico na área de contabilidade, que foi sem dúvidas, o ponto crucial para os devidos erros.

DE QUE FORMA, ESPECIFICAMENTE?
Veja bem: de acordo com o regimento interno da câmara dos vereadores de Marcelino Vieira, no seu artigo 165, é claro e diz que o voto será secreto nas deliberações sobre as contas do prefeito e da mesa, o que não ocorreu, ocasionando o 1º grande erro já que a votação foi em aberto.

O EX-PREFEITO IRAMAR OLIVEIRA QUESTIONOU O ARTIGO 185 DO CAPÍTULO 2º QUE TRATA DO JULGAMENTO DAS CONTAS. ESTE ARTIGO TAMBÉM É CLARO?
Sim, o artigo a que se refere, diz que as contas deveriam ser apresentadas através de decreto legislativo pela comissão de finanças, controle e orçamento e submetido a uma única discussão e votação. Porém garantindo aos vereadores amplo debate sobre a matéria.

ISSO TAMBÉM É MOTIVO DE ANULAÇÃO DA DECISÃO NA SESSÃO TOMADA DO DIA 14 ÚLTIMO?
Na minha opinião não só a votação do dia 14, mas também a anterior. Ambas foram feitas em cima de sucessivos erros.

VOCÊ HAVERÁ DE ADENTRAR COM ALGUMA SOLICITAÇÃO A MESA DA CÂMARA, NO QUE DIZ RESPEITO A ESTA QUESTÃO?
Eu, particularmente, entrarei com pedido para anulação das duas, visto que os erros ocorreram em ambas. Também, tomei conhecimento por meio do secretário da câmara, que o ex-prefeito Iramar já solicitou à mesa a anulação da 1ª votação.

ESTA SUPOSTA SOLICITAÇÃO DO EX-PREFEITO IRAMAR PARA A ANULAÇÃO DA DECISÃO FOI FEITA DE QUE FORMA, DOCUMENTALMENTE FALANDO?
Através de requerimento à mesa.

ISSO RETRATA FALTA DE PREPARO POR PARTE DOS LEGISLADORES ELEITOS PELO POVO VIEIRENSE, EM NÃO CONHECER À FUNDO O REGIMENTO INTERNO?
De certa forma sim. Mas temos que observar que as vezes pecamos em esperar somente a indicação da assessoria jurídica que também não observou esses erros, como falei anteriormente, vinha se alastrando a décadas, mas que podem ser corrigidos a partir de agora.

VOCÊ JÁ ESTEVE COM O ASSESSOR JURÍDICO DA CASA, APÓS A ÚLTIMA SESSÃO?
Não, nos falamos por telefone e fiz os mesmos questionamentos sobre o seu entendimento e segundo ele o que houve foi um entendimento diferente por parte dele, pois no seu entender e baseado na seção II no art. 183, nos $ 3º e 4º trata justamente de duas votações, só que se referem a codificações e estatutos e não ao julgamento das contas.

MESMO NÃO SENDO ADVOGADO, VOCÊ COMO VEREADOR COMPREENDE DIFERENTE DO ASSESSOR JURÍDICO?
Sim e acredito que ele próprio tenha hoje este entendimento, pois o regimento como toda lei, tem suas complexidades e se faz necessário além do conhecimento, um aprofundamento maior para que possamos entendê-la melhor.

MUDANDO UM POUCO O FOCO DA NOSSA CONVERSA: VOCÊ ACOMPANHARÁ POLITICAMENTE DR. GERALDINHO HOLANDA, INDEPENDENTE DE QUAL LADO ELE POSICIONE-SE?
Tenho uma amizade muito grande com Dr. Geraldinho, assim como o partido, pois estivemos sempre unidos. Mas o PT tem suas determinações e eu sigo as orientações do partido, mas claro que Dr. Geraldinho é uma das grandes lideranças e gostaríamos de caminhar lado a lado.

VOCÊ JÁ REUNIU-SE COM IRAMAR OLIVEIRA PARA TRATAR O ASSUNTO SUCESSÃO EM ALGUM INSTANTE?
Sim, todos sabem que Iramar é uma grande liderança e gostaríamos de tê-lo conosco para mudar os destinos de nossa cidade. Infelizmente isso não se concretizou. Mas a política é feita através de muitas conversas e acordos, só assim nos fortalecemos.

"MUDAR OS RUMOS", COM O USO DESTE TERMO, VOCÊ QUER DIZER QUE OS RUMOS ATUAIS DE MARCELINO VIEIRA NÃO SÃO OS IDEAIS?
Não. Digo isto por que vivencio o dia-a-dia e vejo o sofrimento do povo em busca de saúde, mendigando uma consulta, alguns exames e tantos outros e definitivamente não concordo com a maneira de governar que aí está.

VEREADOR LUÍS BENTO CONTINUARÁ NA OPOSIÇÃO AO GOVERNO FERRARI EM 2012, ENTÃO?
O meu posicionamento pessoal sim, somente uma atitude do partido a que pertenço poderia mudar este posicionamento, pois não faço política simplesmente pensando em reeleição. Se assim o fosse estaria no mesmo barco, mas faço política por que acredito que posso fazer algo de bom pelo meu povo e minha cidade.

QUAIS SUAS CONSIDERAÇÕES FINAIS?
Dizer que este vereador tem feito o possível para fazer justiça e trazer cidadania aos vieirenses. Os erros descritos acima são perdoáveis, mas não podemos seguir no mesmo caminho, pois são através deles que poderemos melhorar. Por fim, agradecer ao povo pela confiança em mim depositada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.