RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 19 de maio de 2012

OPOSIÇÃO PEDE INVESTIGAÇÃO SOBRE PIMENTEL NA COMISSÃO DE ÉTICA.

PSDB diz que ministro infringiu Código de Conduta por usar avião particular.
Pasta diz que viagem foi feita para mostrar potencial de investimento no Brasil.


O PSDB e o PPS entraram nesta sexta-feira (18) com representações contra o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, na Comissão de Ética Pública da Presidência. Os partidos querem que o colegiado analise se houve quebra de decoro pelo fato de o ministro ter viajado em avião fretado por empresário durante visita à Europa, no ano passado.
Segundo reportagem do portal Terra Magazine, em outubro de 2011, Pimentel utilizou um avião fretado pelo empresário João Dória Júnior para ir da Bulgária, onde estava a comitiva da presidente Dilma Rousseff, até a Itália, para participar de um encontro com empresários brasileiros e italianos.
Uma das representações – assinada pelo líder do PSDB, Álvaro Dias – argumenta que Pimentel infringiu artigo sétimo do Código de Conduta da Alta Administração Federal. O texto veta autoridades a receber "transporte, hospedagem ou quaisquer favores de particulares de forma a permitir situação que possa gerar dúvida sobre a sua probidade ou honorabilidade".
Dias contesta que "não se tem notícia alguma sobre publicidade do pagamento dessas despesas".
A assessoria de imprensa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou nota nesta sexta-feira na qual alega que a utilização do avião "deu-se em virtude da impossibilidade de o ministro chegar a Roma a tempo de sua palestra. Não houve remuneração de qualquer tipo nem o pagamento de nenhuma outra despesa por parte dos organizadores".
A palestra da qual Pimentel participou foi promovida pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) e pela Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria), segundo assessoria. "A participação do ministro no evento era do interesse do governo brasileiro para expor a estes empresários o potencial de investimento no Brasil", informa a nota.
Também por meio de nota, a assessora do Lide informou: "Um voo privativo foi contratado pelo Lide, da cidade de Gabrovo, na Bulgária para Roma, para que o ministro cumprisse a agenda: sua palestra na Confindustria". A assessoria do grupo afirma ainda que o Lide não é uma entidade setorial e "não defende interesse econômico".

Fonte: Priscilla Mendes/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.