RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

RN É O 5º PIOR ESTADO PARA INVESTIMENTO ESTRANGEIRO.

O Rio Grande do Norte é um dos piores, entre os 26 estados e o Distrito Federal, para receber o fluxo de investimentos estrangeiros previsto para aportar no Brasil nos próximos anos, revela ranking elaborado pelo grupo inglês Economist, e divulgado no Brasil pela revista Veja.
De janeiro a novembro deste ano, o País recebeu US$ 60 bilhões em investimentos externos, um recorde. O estudo considera que as 27 unidades administrativas concorrem, portanto, não apenas entre si, mas com países que se encontram em situação delicada em virtude da crise econômica mundial.
A média do RN foi de 26,9 – numa escala que vai até 100. O índice projetou o Estado como o quinto pior do Brasil e o terceiro na região Nordeste. No estudo, 25 indicadores são mapeados em 6 categorias, tendo em todas o Rio Grande do Norte ficado abaixo da média nacional
O quesito infraestrutura apresenta o rendimento mais sofrível. A nota foi zero. O item se subdivide em rede de telecomunicações e estradas.
O ambiente político também não atingiu bom rendimento. Todos os Estados do Nordeste apresentaram excelente estabilidade política. As exceções foram o RN e AL, ambos com 33.3.
Os bons resultados do RN se traduziram em cinco dos 25 indicadores, sendo o crescimento do mercado o mais expressivo; atingiu nota 100.
O ranking é liderado por SP (77.2), RJ (70.9) e MG (64.1). No Nordeste, BA (43.9), PE (43.6) e SE (39.8) são os melhores para investimento estrangeiro. A média nacional foi de 41.3.
* Se o RN fosse um país, estaria no nível de uma Jamaica ou Macedônia. VEJA AQUI.
Nota do Blog – Ninguém se apresse em apontar o Governo Rosalba Ciarlini (DEM) como culpado de tudo. Ele é apenas parte da engrenagem do atraso que dura décadas, com raros espasmos de visão empreendedora, espírito público e gestão.
Nossa elite política, com raras exceções, é culpada por isso. E continua afundando o RN em nome de seus interesses particulares, familiares e de grupos.
Eles chegam “pobres” ao poder do rico RN e saem ricos do poder do pobre RN.

Fonte: Carlos Santos/Dinarte Assunção do Portal Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.