RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sábado, 20 de agosto de 2011

SECRETÁRIO DE SAÚDE DO RN LANÇOU PEDRA FUNDAMENTAL PARA IMPLANTAÇÃO DA REDE MATERNO-INFANTIL NA 6ª REGIÃO DE SAÚDE EM PAU DOS FERROS.

O Secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, apresentou nesta sexta-feira (19), em Pau dos Ferros, o Projeto de Planificação da Rede de Atenção Materno-Infantil do Alto Oeste potiguar. O secretário esteve reunido, no auditório da VI Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP), com técnicos, prefeitos e secretários de saúde dos 36 municípios jurisdicionados à 6ª região.
Um dos objetivos do encontro foi sensibilizar e mobilizar os gestores municipais numa nova perspectiva de se fazer saúde pública - saindo do modelo voltado, exclusivamente, para cura e buscando a promoção efetiva da saúde.
Segundo o secretário, Domício Arruda, o Ministério da Saúde elegeu a implantação da "Rede Cegonha" como meta principal até 2015, com o objetivo de apagar o quadro negro da mortalidade materno-infantil existente no País, principalmente na região Nordeste e Amazônia legal.
Domício também destacou que Governo do Estado está melhorando as condições do atendimento à saúde do Alto Oeste. "Através de uma parceria com a Prefeitura de Pau dos Ferros, a Sesap já preencheu as escalas de médicos plantonistas nas áreas de cardiologia, anestesiologia, intensivistas e ortopedia. Essas são ações pontuais que melhorarão a vida da população, que não precisará mais se deslocar daqui para Mossoró ou Natal para ter seu direito à saúde garantido", disse ele.
Já a gerente da VI Ursap, Jeane de Aquino Sarmento, informou que os técnicos da unidade estão aptos e preparados para absorver o Projeto com o objetivo de "melhorar os indicadores vergonhosos da taxa de mortalidade materno-infantil na região que já chegou a ultrapassar 50 óbitos, num universo de mil".
Para o vice-prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, que também é secretário de saúde do município, o trabalho irmanado e as parcerias são fundamentais para o sucesso da rede. “Precisamos nos dedicar e somar esforços para fazer a saúde da 6ª. Região de Saúde acontecer”, disse.
No Rio Grande do Norte a região do Alto Oeste foi escolhida - como projeto piloto - para intensificar o trabalho de estruturação da rede materno-infantil. Dentre os vários critérios discutidos, alguns deles foram os baixos IDH e renda per capta, além da garantia do acesso da população aos serviços de saúde dentro da sua própria base territorial, já que a região é muito grande e se encontra, geograficamente, distante da capital do Estado.
Nos últimos meses, a Sesap realizou oficinas de Construção da Rede para capacitar um grupo de técnicos como facilitadores, que vão habilitar os profissionais concentrados na Rede de Atenção Primária à Saúde (APS), em cada município que compõe a 6ª região. Nos próximos dias 30 e 31 de agosto, a VI Ursap também vai sediar um encontro para qualificar os gestores sob sua jurisdição.

Fonte: blog do Capote

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.