RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

GOVERNADORA VAI EM BUSCA DO APOIO INTEGRAL DO PMDB.

Durante visita realizada às obras da Arena das Dunas, ontem pela manhã, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) confirmou que irá convidar o PMDB para, oficialmente e em sua totalidade, integrar a base aliada do governo. A chefe do executivo estadual destacou que lideranças do partido foram aliados importantes durante a eleição de 2010, que a conduziu ao atual posto. Ela disse também que a legenda é formado por políticos com trânsito no governo federal.
Há alguns meses, especulava-se que Rosalba Ciarlini convidaria a legenda para fazer parte da base do governo. Um dos principais pontos que contribuiu para a decisão da governadora foi o apoio dado pelo atual ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho (PMDB) durante o pleito do ano passado. Agora, haveria uma aproximação com o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB), que na disputa de 2010 apoiou a candidatura do então governador Iberê Ferreira de Souza (PSB). A declaração de ontem, portanto, finaliza as especulações e oficializa o intuito de Rosalba.
Para o deputado estadual Getúlio Rêgo (DEM), líder do governo na Assembleia, será "uma satisfação" ter o PMDB ao lado dos Democratas na administração do Rio Grande do Norte. "É um apoio na interlocução com o ministro Garibaldi Alves e o deputado Henrique Eduardo junto ao Governo Federal", destacou.
O deputado estadual peemedebista, Hermano Morais, recebeu a notícia com surpresa, ontem à tarde, na Assembleia Legislativa. "Para mim este é um fato novo. Eu interpreto como um desejo do governo Rosalba Ciarlini em melhorar o Rio Grande do Norte e garantir recursos seu desenvolvimento", disse. Na semana passada a governadora Rosalba Ciarlini recebeu o deputado federal Henrique Alves em sua casa de praia, em Tibau. Sobre o encontro, Rosalba disse que "recebe políticos em sua casa" e não detalhou o conteúdo da conversa.
O encontro entre Henrique e Rosalba no litoral potiguar se deu dias após uma reunião realizada em Brasília. Estiveram presentes o ministro Garibaldi Filho, o senador José Agripino, o próprio Henrique e o ex-deputado estadual Carlos Augusto Rosado (DEM).
Na reunião, além de política, foram discutidos projetos administrativos, os atuais problemas do estado e uma possível aliança entre os dois partidos para as disputas eleitorais em Mossoró no ano que vem.
Assembleia aprova a PEC da reeleição
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que autoriza a reeleição do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi aprovada e promulgada ontem à tarde. Os deputados estaduais decidiram que aqueles que ocupam cargos na mesa diretora poderão se candidatar nas próximas eleições da Casa. Caso saiam vitoriosos, permanecerão nos cargos que ocupam atualmente.
Dos 24 parlamentares, somente dois - Walter Alves (PMDB) e Fernando Mineiro (PT) - foram contrários à PEC. Mantendo, portanto, o mesmo voto da primeira sessão realizada semana passada. O único deputado faltoso à votação foi Antônio Jácome (PMN).
Minutos após o encerramento desta que foi a segunda e definitiva votação da PEC, o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Motta, realizou uma sessão solene promulgando a emenda. Na primeira votação, 20 deputados votaram à favor. Antônio Jácome e Gustavo Carvalho (PSB) faltaram. O cenário, portanto, se manteve praticante o mesmo do primeiro turno, com o resultado favorável aos atuais ocupantes da Mesa Diretora.
Para o deputado estadual Walter Alves, o resultado da votação de ontem antecipa uma discussão que só deveria ocorrer daqui a um ano e meio. "Eu discordei do resultado. Nós aprovamos a impossibilidade de reeleição no final do ano passado. Ou seja, há menos de nove meses. Esta é antecipação de um processo que só deveria ser discutido em fevereiro de 2013. Por isso, meu voto foi contrário".
O atual presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Ricardo Motta, preferiu não comentar a aprovação da reeleição. Ainda no primeiro turno, alguns parlamentares disseram que o projeto seria a primeira etapa do plano do atual presidente para ser reconduzido. Ricardo Motta, entretanto, não teceu comentários sobre a possibilidade de se tornar candidato no próximo pleito.
De acordo com Fernando Mineiro, deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores, a aprovação da PEC é negativa. "Foi desfeito o que fizemos ano passado. Isto congela a política. Não há fluência", sintetizou.
A Proposta aprovada ontem já detinha parecer favorável das Comissões de Constituição, Justiça e Redação. Além das comissões de Finanças e Fiscalização, através de avaliações advindas do primeiro semestre do ano. A PEC nº 001/2011 muda o que a Assembleia Legislativa aprovou no final do ano passado, que foi justamente a proibição da reeleição.

Fonte: Ricardo Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.