RNPOLITICAEMDIA2012.BLOGSPOT.COM

terça-feira, 31 de maio de 2011

ASSEMBLEIA GERAL DA CODESAOP FOI REALZIADA NO ÚLTIMO SÁBADO.

Neste sábado dia 28 de maio, a Cooperativa de Trabalho Para o Desenvolvimento Sustentável do Alto Oeste Potiguar -CODESAOP, realizou Assembleia Geral com seus cooperados para eleição do Conselho Administrativo e Fiscal para o Biênio 2011/2013. Ao falar aos cooperados o atual presidente Junior Jácome falou das atividades que a CODESAOP tem realizado nos últimos anos em favor do desenvolvimento sustentável do alto oeste deste estado, principalmente no âmbito da Agricultura Familiar, nos Programas Território da Cidadania, Crédito Fundiário, PRONAF, Desenvolvimento Solidário e apoio técnico a Gestão das Associações Comunitárias desta região. Na composição da chapa para o Biênio 2011/2013, conforme estabelecimento estatutário Júnior Jácome foi reconduzido a Presidência, juntamente com Genilson Carlos para Vice, Gildécio Costa para Tesouraria, Thiago Silva para Secretaria e Ubiraci para Vogal. (Foto)
Desde a sua constituição a CODESAOP tem como sua principal ação à assistência técnica aos agricultores e agricultoras familiares e às associações comunitárias urbanas e rurais dos Territórios Rurais/Identidade do Alto Oeste Potiguar, Mato Grande e Potengi. Esta assistência técnica, inicia-se na identificação dos grupos de agricultores e agricultoras familiares e mobilização para constituição, formalização e registro das associações, onde se trabalha sob a ótica da agroecologia, da segurança alimentar e nutricional, abordando as questões de gênero, geração, raça e etnia.
Com relação a elaboração de execução de projetos, a entidade tem como princípio realizar anteriormente diagnósticos participativos com os beneficiários, possibilitando a ampla discussão das dificuldades e potencialidades das comunidades, dessa forma almeja-se o envolvimento e integração dos parceiros, facilitando assim a identificação das Políticas Públicas capazes de atender a demanda emergente. Pode-se citar como exemplo, o pioneirismo da cooperativa na parceria com o Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF, que desde o seu início em 2001, quando ainda era o Projeto de Crédito Fundiário e Combate a Pobreza Rural através de acordo de empréstimo com o Banco Mundial; e prosseguindo até os dias atuais com o Programa Nacional de Crédito Fundiário.
É neste cenário que a CODESAOP tem sua principal atuação. Desde a implementação do Programa no Estado do Rio Grande do Norte, a empresa vem atuando em parceria com a Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e de Apoio à Reforma Agrária do Rio Grande do Norte - SEARA, gestora do Programa no Estado em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA, gestor nacional. Temos ainda como parceiro a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Norte - FETARN, abrangendo 163 sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, filiados e distribuídos em dez pólos sindicais, articulando todos os municípios do estado, ou seja, toda a rede sindical. No Programa Nacional de Crédito Fundiário, a CODESAOP é responsável de 442 famílias em 10,3 mil há, com aplicação de 8,3 milhões de reais, que representa 9,2% do total de famílias assentadas no estado (SEARA/UTE-2010).
Outra linha de atuação da CODESAOP é o Programa de Combate a Pobreza Rural, executado pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – SETHAS, um programa fruto de um Acordo de Empréstimo firmado entre o Banco Mundial e o Governo Estadual, para o financiamento de projetos de Infra-estrutura, Produtivo e Social a entidades constituídas legalmente como associações comunitárias. Neste programa a CODESAOP é uma entidade credenciada pela Coordenadoria de Projetos Especiais – COPES e responsável pela discussão, elaboração e implantação de 155 projetos, atendendo a 8.153 famílias, com um público de 2.232 mulheres e 1.723 jovens inclusos nesse universo, com aplicação de 10,4 milhões de reais em projetos nas áreas de infra-estrutura, produtivos e sociais (SETHAS/COPES – 2010).
A CODESAOP também vem atuandono Programa do Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF garantindo a elaboração de Projetos a grupos organizados e produtores individuais nas diversas linhas de atuação do Programa, totalizando um montante de 371 operações de crédito com um valor de aproximadamente 4,2 milhões de reais em investimentos (BNB/Pau dos Ferros/RN-2010).
Apartir de 2007 a entidade tem exercido a Coordenação do Colegiado Territorial do Programa Território da Cidadania além de ser a proponente executora do custeio PROINF do Programa Território da Cidadania no Território do Alto Oeste Potiguar que tem como principal objetivo: potencializar o desenvolvimento no território do Alto Oeste Potiguar, com ênfase a bovinocultura mista do leite, capacitando 200 agricultores familiares, com recursos da ordem de 153,6 mil reais.
Outras atividades deexpressão dentro da empresa, são: consultorias prestadas a empresas privadas na área de gestão financeira, controles financeiros, levantamentos topográficos, gestão de pessoas, georeferenciamento e assessoramentos para fins de licenciamentos ambientais para implantação de empreendimentos e comércio, junto a Federação das Associações Comercias do RN.

Fonte: Júnior Jácome

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO SUJEITO A APROVAÇÃO DO MEDIADOR.